Atendimento personalizado, promoções de nicho, participações em eventos com experiência diferenciada, serviços especializados, novos produtos, serviço de delivery. São apenas seis meses à frente de uma franquia de lavanderia, mas a atuação ativa faz de Antonio Carlos de Oliveira Aleixo um verdadeiro veterano de sucesso no ramo. O empreendedor é franqueado da rede Quality Lavanderia no bairro de Vila Mascote, em São Paulo, desde outubro de 2018, quando deixou a carreira de executivo nos mercados financeiro e de infraestrutura portuária.
“Depois de meses de estudos, até tomar a decisão de investir minhas economias em uma franquia do segmento de limpeza e conversação, o próximo passo foi o de estudar profundamente o potencial do negócio na região e em quais serviços a loja poderia se diferenciar. A partir deste diagnóstico, tão importante para qualquer empreendedor, é que nasceram ações que estão contribuindo diretamente para o aumento contínuo de fluxo de clientes e faturamento”, afirma Aleixo.
As ações mencionadas pelo empreendedor vão desde a participação em eventos até parcerias com influenciadoras digitais e prover experiências aos clientes na loja. Por exemplo, o franqueado abriu o espaço do estacionamento para um food truck, de forma a atrair o público que deseja economizar tempo. Depois, começou suas parcerias no âmbito digital, com influencers e formadores de opinião que usam e divulgam os seus serviços de forma real.
Para fidelizar os clientes atraídos nas novas ações da loja, o franqueado proporciona um atendimento personalizado. O franqueado conta com todo suporte da franqueadora, que formata, em conjunto, as ações especiais focadas nos resultados da loja. “Planejar é importante, porém, mais do que isso, é importante realizar de fato, tirar os planos e as atividades do papel com pensamento positivo. Temos o desafio de se fazer necessário para o cliente e que ele tenha uma experiência de atendimento que o faça voltar sempre”, complementa Aleixo.
Seguindo o raciocínio de se diferenciar na região de atuação, o franqueado se tornou especialista na higienização completa de peças de enxoval de bebê com a estruturação de um passo a passo para este serviço, que começa com a separação das peças por tipo e tamanho, segue até o uso dos produtos e de processos específicos para esta limpeza delicada (exclusivos da rede Quality Lavanderia), até a entrega aos clientes, com delivery quando necessário.
Além disso, em linha com as tendências de comunicação, a parceria com os influenciadores digitais e outros formadores de opinião se tornou uma das principais ações para alavancar a divulgação da qualidade dos seus serviços. E, claro, entre outros detalhes de processos na lavanderia, que são a “cereja do bolo” – segredos de boas práticas do franqueado que contribuem sempre para esta fidelização de seus clientes.
Além de multiplicar quatro vezes o número de seguidores no Instagram da loja, a ação resultou em centenas de pedidos de orçamento para a higienização de enxoval de bebê, que incrementou em 15% o faturamento da loja e tornou a Quality Lavanderia Vila Mascote uma referência de serviços de lavanderia na região.