Comemorado dia 05 de outubro, em razão do Dia da Micro e Pequena Empresa, essa data especial nos remete à histórias de tantos brasileiros que buscam oportunidades nas micro e pequenas empresas. Exemplo disso é o engenheiro da computação Felipe Liessi, 25 anos, que não poderia ter optado por investimento melhor quando decidiu apostar na Gigatron Franchising, rede se serviços em tecnologia com mais de 140 franquias pelo Brasil na área de Certificado Digital e Giga Software para empresas de varejo e prestadores de serviço.
Em janeiro de 2014, ele iniciou as operações na modalidade de Software, em Campinas (SP). E com seis anos de experiência na área de tecnologia, Liesse encarou com tudo esse mercado que cresce em ritmo acelerado no Brasil e no mundo. “Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas mostram que 82% do empresariado no Brasil ainda não conhecem as novas tecnologias”. E foi aí que ele viu uma grande oportunidade!
Afinal, ter o próprio negócio pode ser complicado. São muitos detalhes para administrar: entrada e saída de produtos, estoque, enfim, uma infinidade de questões que se não forem bem conduzidas, podem ser sinônimo de falência. E é por isso que a Gigatron Franchising oferece a Giga Software. “A modalidade oferece a implantação de softwares em empresas de varejo e prestadores de serviços com o objetivo de melhorar os processos e auxiliar na administração do empresário”, explica Liesse.
Faturamento: o número de dígitos só cresce
Nesse cenário promissor, e por meio de um bom planejamento de atividades e metas a serem cumpridas, Liesse foi conquistando seu espaço na cidade e região. Sua média de faturamento mensal gira em torno dos R$33 mil. “Mas já cheguei a faturar R$45 mil em um único mês – minha melhor marca!”.
E ele explica: “O mercado está muito aquecido e a crise econômica está fazendo com que os empresários avaliem as questões de redução de custo e automatização de processos. E aí que entramos! Oferecendo softwares que os auxiliam nesses processos”.
A média de faturamento dos últimos 12 meses de Liesse girou em torno dos R$ 380 mil. E, animado, ele revela: “Nossa meta para 2016 é fechar o ano nos R$ 450mil”.
Vencendo a concorrência
No entanto, conquistar seu espaço e confiança de clientes não foi fácil. Mas a forte concorrência na área de tecnologia na região metropolitana de Campinas não assustou Liesse. “Estamos em uma cidade polo de alta tecnologia, o que facilita a abertura de novos concorrentes. Por isso, buscamos no marketing digital uma melhoria dos resultados de prospecção e redução dos custos”, explica.
“Buscamos também um atendimento mais próximo ao cliente, oferecendo suporte por meio de mídias sociais e Whattsapp, e encontrando formas do cliente ser atendido sempre pelo mesmo consultor. O objetivo é sempre descomplicar a parte técnica e tornar fácil a informatização da empresa (nosso cliente). Assim, os resultados foram surpreendentes!”, afirma.
Dicas de um bom empreendedor, por Felipe Liessi:
Gestão
Para se gerir algo é necessário informações, pesquisa, números e estatísticas. O bom gestor precisa controlar a despesa fixa sem sacrificar pontos importantes no negócio.
Liderança
O líder independe do cargo. Um estagiário pode ser um líder nato. A diferença está em saber assumir as responsabilidades e saber delegar funções.
Planejamento
A base de um bom planejamento e metas segue três passos: 1 mês, 1 ano e 5 anos. Mas, sempre tendo em vista a seguinte questão: qual futuro queremos para empresa?
Equipe
Equipe é como uma família, ela precisa de confiança, paciência e seus integrantes precisam querer o crescimento um do outro. Momentos de descontração são necessários para aliviar a pressão e colocar os pontos na mesa!
Fidelização
Entregue sempre mais do que o cliente espera. Cerca de 30% de novos clientes são indicações de atuais clientes, com isso, a redução de custo de prospecção é zero.
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