Na cidade de Barreiras, no interior da Bahia, um carro personalizado carrega um mostruário completo de calçados femininos da Miarte e vai até a casa das clientes ou a grandes eventos regionais. A loja móvel foi idealizada pela franqueada Leonídia Ayres, que empreendeu para ter uma renda extra e viu suas vendas aumentarem 70% com o showroom sobre rodas.
Tudo começou há um ano, quando Leonídia abriu a franquia on-line da Miarte para vender sapatilhas, rasteirinhas e outros modelos para amigas e familiares. Aos poucos, o negócio foi crescendo e logo ela teve a inspiração nos food trucks para criar o “showroom ambulante”. “O primeiro desafio foi confeccionar as prateleiras para expor os produtos. Personalizamos o exterior, compramos estoque, puffs, espelho e inauguramos a loja móvel durante o maior evento regional”, conta.
A empreendedora detalha que o showroom ajudou bastante. “Aqui no interior o pessoal ainda não tem o costume de fechar a compra on-line, gosta de ver e calçar antes de levar. A loja móvel supriu essa demanda e ainda chama a atenção por onde passa, até porque quando experimentam, a venda é quase certa pela qualidade, conforto e preço da Miarte”. Leonídia adquire poucos pares de cada modelo para garantir exclusividade e mostrar a variedade de calçados da empresa, além da faixa de preço atender todos os públicos. Com isso, se antes saíam 10 pares por mês, com a loja móvel ela chega a vender 40 em dois dias.
A escolha pela Miarte foi uma forma de levar calçados da moda e de qualidade para uma região com pouco acesso às tendências. “Quando decidi abrir uma franquia, pesquisei bastante e me identifiquei com a Miarte por ser acessível, on-line e oferecer suporte muito amigável. Pedi alguns pares para conhecer o produto e já gostei”, relembra. Empresária nas horas vagas e finais de semana, Leonídia e o marido, Fábio Lima, planejam participar de mais eventos e aumentar a dedicação ao negócio.
Para os interessados
Quem é franqueado da Miarte ganha um site próprio para vender os calçados da marca. Os clientes compram on-line e a empresa fica responsável pela operação (estoque, financeiro, entrega e troca). O pagamento da comissão é automático, variando de 10% a 20% do valor da venda, com a previsão de faturamento em torno de R$ 5 mil mensais e retorno de 1 a 3 meses. A companhia agora oferece quatro planos de franquias, com taxas que já incluem o mostruário inicial, que pode ser escolhido livremente pelo franqueado.
Hoje, são mais de 10 mil franqueados em todo o Brasil. “A Leonídia é um dos exemplos fantásticos de iniciativas independentes e criativas que alimentam e impulsionam cada vez mais o modelo de negócio da Miarte. É o empreendedorismo dentro do empreendedorismo. Nós sabemos que pessoas excepcionais vão tornar a Miarte a maior empresa de vendas de calçados femininos do Brasil. Que venham mais Leonídias se juntar ao nosso time”, convida o CEO da marca, Ricardo de Moraes, que atua no setor calçadista desde os 13 anos e é a quarta geração da família a trabalhar na área.
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