Como se destacar em um mercado aparentemente já saturado? A franqueada da Ecoville de Taubaté, em São Paulo, Sandra Aparecida, se viu diante deste desafio logo nas primeiras semanas de sua trajetória empreendedora ao perceber que sua cidade já contava com outros quatro fabricantes de produtos de limpeza.
“Logo que abri minha loja, busquei me aproximar da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT) para ver a melhor forma de trabalhar com o segmento de limpeza na região”, conta Sandra. De acordo com ela, foi já na primeira reunião que percebeu o desafio que tinha em suas mãos, pois seus concorrentes defendiam a ideia da valorização de produtos fabricados na cidade e seus arredores.
Em busca de uma solução, a empreendedora realizou uma pesquisa detalhada sobre Taubaté para ver onde poderia encontrar seus consumidores em potencial. “Foi assim que descobri que a cidade tem, atualmente, 1200 condomínios. Depois disso, comecei a buscar a melhor forma de me aproximar deles e apresentar a marcar”, afirma.
Com o suporte da franqueadora, estruturou um telemarketing que opera pela manhã a procura de agendamento de visitas para a realização de demonstrações dos produtos Ecoville. “Nas primeiras vezes, muitos deles mostram um pouco de resistência. Mas, aos poucos, com a argumentação adequada, conseguimos convencê-los de como esta visita pode ser importante”, relata Sandra.
Com o auxílio da equipe de Marketing da franqueadora, também desenvolveu um Selo Verde, que leva o logo da Ecoville e o nome do condomínio, como diferencial para os clientes que, desta forma, podem comprovar sua preocupação com a limpeza – e, consequentemente, saúde – do espaço.
Além disso, ao longo do tempo, Sandra começou a sentir o impacto destas ações em sua loja. Muitos moradores de condomínios que passaram a usar produtos Ecoville começaram a ir até sua unidade em busca dos mesmos itens. “Há três meses, faturava menos de R$ 30 mil por mês e, atualmente, chego a, aproximadamente R$ 50 mil”, relata.
Próximos passos
Sandra conta que está buscando desenvolver um trabalho institucional também com escolas da cidade, mas não deixará de lado os condomínios. “O canal institucional precisa de muita atenção ao longo dos meses, já que ele deve se tornar recorrente”, explica.
Já para as instituições de ensino, a empresária também está montando um plano de higiene e treinamento dos funcionários – diferenciando, inclusive, as chamadas limpeza de choque e limpeza diária – para mostrar os benefícios do produto Ecoville e seu poder como consultora sobre o assunto.