Franchising cresce 17,2% em 2023 e faturamento bate a marca de R$ 50 bilhões

Segundo dados da ABF, os números já superam o período pré-pandemia. De olho nesse crescimento, franqueadoras inovam para atrair investidores

O sistema de franchising vem ganhando força no Brasil nos últimos anos e os números já superam o comparativo do período pré-pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento de 22,6% no faturamento deste segmento, comparado ao primeiro trimestre de 2019. Além disso, o setor registrou um aumento de 17,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, o sistema de franquias faturou R$50,85 bilhões, sendo este o quinto trimestre consecutivo de crescimento para as franquias no país. Para pegar carona no aquecimento desse mercado, marcas apostam em modelos de negócios mais acessíveis, tanto em relação ao investimento inicial necessário, como também na questão da rápida instalação e liberdade geográfica.

Na YES! Idiomas, rede de ensino com mais de 50 anos de história e presente em mais de 16 estados brasileiros, a aposta para 2023 está em uma cartela variada em formatos de franquia. Com investimento inicial a partir de R$ 98 mil, o modelo Soft é ideal para municípios com até 50 mil habitantes. “Os brasileiros estão cada vez mais interessados em empreender. As franquias com investimento de até R$100 mil chegam como um atrativo pelo investimento reduzido, quando comparado às demais opções”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO da rede e fundador do Grupo BDC – holding detentora das franquias YES! Idiomas, FOLLOW ME Idiomas e Cor&Unha. Para donos de instituições de ensino que desejam ter um polo educacional de idiomas, a rede oferece ainda o formato store in store, com investimento inicial de R$30 mil.

Já a American Cookies, rede de franquias com mais de 50 lojas espalhadas por 11 estados brasileiros, investe em um modelo de container mirando no interior. O novo formato – com aparência de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece estrutura já pronta – tem objetivo de atender, principalmente, cidades menores de até 50 mil habitantes e municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers. A opção também proporciona mais liberdade geográfica para o franqueado, já que a estrutura, de fácil e rápida instalação, pode ser levada de um estado para outro em um caminhão.

De acordo com a ABF, este crescimento representa a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano. A retomada mais forte das atividades presenciais após um período de arrefecimento causado pela pandemia são os principais fatores que contribuíram para a melhora do setor.