Franchising brasileiro tem recuperação no 2º trimestre de 2022 e cresce 16,8%

Entre os segmentos que se destacaram estão as franquias de Alimentação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-Estar

A Associação Brasileira de Franchising divulgou na última sexta-feira (19), uma pesquisa que revela uma aceleração na recuperação do franchising brasileiro no segundo trimestre de 2022 frente a igual período de 2021. Segundo o estudo, a receita passou de R$41,140 bilhões para R$48,052 bilhões nesse período, um crescimento de 16,8%. Quando observado o crescimento em relação ao segundo tri de 2020 – marcado pelo início da pandemia – o índice chega a 73,3%. A pesquisa mostra ainda que entre os segmentos que apresentaram maior crescimento estão os setores de Alimentação – Food Service (22,3%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (20,1%) e Moda (15,8%).

Alguns fatores, como a recuperação da economia de forma geral, o maior fluxo de consumidores nas lojas físicas, a grande demanda reprimida em áreas como alimentação e moda, além da retomada de hábitos presenciais – principalmente em Saúde, Beleza e Bem-Estar -foram determinantes para este crescimento.

Entre as redes de alimentação que apresentaram um bom resultado no trimestre, está a Royal Trudel, especializada em um doce do leste europeu, que registrou um crescimento no faturamento das lojas físicas de 66%, e de 271% no delivery. A Frango no Pote também está comemorando o bom desempenho. A rede mais que dobrou seu faturamento no primeiro semestre de 2022, registrando 108% na comparação com o mesmo período de 2021, chegando a receita de R$37,6 milhões.

Enquanto que no segmento de moda, o destaque fica para a Morana, rede de franquias especializada em acessórios femininos, que alcançou um crescimento de 27% no segundo trimestre de 2022, chegando a uma receita recorde para o período de cerca de R$60 milhões.

Já no setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, o Buddha Spa, a maior rede de spas urbanos do país, viu seu faturamento aumentar expressivos 129% no primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A quantidade de atendimentos aumentou 117%, e o tíquete médio, 7%. O número de unidades passou de 41 para 51.