Pais que moram em Franca, no interior de São Paulo, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 157 escolas no Brasil, abriu a primeira na cidade em questão, com vagas disponíveis para turma de 2021, com foco em alunos a partir dos 18 meses até 5 anos. A escola inicia com a educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo. Em nível nacional, a rede tem mais de 25 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.
O grande diferencial da Maple Bear é seu currículo canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.
A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.
Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.
Em 2020, devido à pandemia, a Maple Bear lançou ainda a Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores em suas atividades. A iniciativa abrange os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Ou seja, mesmo à distância as aulas continuaram com um alto índice de engajamento.
Atualmente, no estado de São Paulo há 73 escolas em operação, com cerca de 11 mil alunos, nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Também há 31 unidades em fase de implantação, sendo sete na capital e as demais em Diadema, Jacareí, Limeira, São José dos Campos, Sumaré, Arujá, Itapetininga, Pindamonhangaba, Barretos, Sorocaba, São Roque, Jaguariúna, Amparo, entre outras. Com a inauguração de Franca foram gerados mais de 10 empregos diretos. A operação será comandada pela franqueada, Ligia Viziack Menezes, em parceria com o sócio, Ruy Menezes Neto. Apaixonada pelo crescimento e desenvolvimento humano, a franqueada é graduada em Turismo, já estudou em Toronto e Vancouver, é formada em coaching e se especializou em educação internacional, atuando em uma franquia do segmento por 14 anos. Já o sócio, Ruy, tem vasta experiência como advogado de empresas internacionais.
“A Maple Bear me fez enxergar que era possível estar em contato com o que eu sempre admirei, a educação canadense. Além de ser uma oportunidade incrível de contribuir com a cidade de Franca, trazendo o que há de melhor no quesito educação no mundo. Eu sempre digo que tornar-se bilíngue na Maple Bear é um ganho extra, pois a metodologia além de ser excepcional, contribui com o crescimento pessoal, emocional, social e intelectual dos alunos. Ou seja, estamos falando de uma educação ampla. No último trimestre de 2020, montamos uma sala modelo para que pais e alunos pudessem conhecer melhor nossa estrutura. Até o momento, houve grande procura por matrículas e algumas turmas estão com lista de espera. A escola foi projetada com salas amplas e arejadas, de 50 m² cada, com banheiros dentro de sala de aula para mais segurança e higiene. Firmamos uma parceria com uma empresa de alimentação saudável para crianças, que oferecerá lanche saudável diariamente, com base em um cardápio desenvolvido por uma nutricionista e totalmente balanceado. O local ainda conta com uma área externa ampla, com um parquinho projetado pela Inclua Arquitetura, especializada em arquitetura escolar e inclusão. Ainda há no parque um pomar, horta e espaço amplo para as crianças brincarem”, revela Ligia.
Para a retomada das aulas, a escola intensificou todos os protocolos de segurança exigidos. Nas salas, é mantida uma distância de dois metros entre os alunos e os espaços serão mantidos arejados e com ventilação natural. Na área sanitária, é realizada a checagem de temperatura dos alunos, professores e colaboradores em sala reservada ou enfermaria, além do uso de tapete capacho sanitizante para higienização dos calçados. Esse processo é feito com agilidade e uma fila organizada de forma a evitar aglomerações. A rede estipulou também que professores e funcionários tenham uma roupa para uso na escola. Já os jovens têm um kit individual de brinquedos, materiais de estudo, de higiene e alimentação a fim de evitar trocas.
A limpeza está sendo intensificada em todas as escolas, seguindo um protocolo parecido com o dos hospitais, com o uso de produtos com álcool 70% e limpeza constante em todas as áreas. A rede priorizou o uso de álcool em espuma ou em gel. Para reforçar todos esses procedimentos, foram expostos nos principais ambientes da escola placas de sinalização para pais, alunos, colaboradores e visitantes.