Festas juninas aquecem mercado de artesanato

As vendas de produtos para decoração de festas juninas devem crescer até 5% este ano na Center Panos, maior rede de franquias de artesanato do Brasil, comparado com o mesmo período do ano passado.  A procura é maior por tecidos de chita, usados na confecção de roupas típicas e toalhas de mesa, e artigos para decoração, como chapéu e esteira de palha.

A decoração alegre e colorida, com muitas bandeirinhas e peças em palha, é uma das principais características das festas juninas, que acontecem em todos os cantos do Brasil. Nas lojas da Center Panos, o cliente encontra uma grande variedade de tecidos e produtos de artesanato para decorar as festas, enfeitar a casa e até o local de trabalho.

O empresário Ronaldo A. Cordão lembra que o clima de arraiá também costuma embalar as comemorações de aniversário. Muitos aniversariantes desta época do ano aproveitam o tema em suas celebrações, o que também contribui com o aumento nas vendas. “As festas juninas são tradicionais, alegres e contagiam a todos. O clima festivo vai além das quermesses e por isto o movimento neste período do ano é tão grande”, comenta.

O tecido de chita é um dos mais procurados nas franquias da Center Panos durante este período. Ligados às tradições caipiras, é usado na confecção de roupas típicas, toalhas de mesas e enfeites, e pode ser encontrado em cores e estampas variadas.

O xadrez também ganha destaque na temporada. A Center Panos tem várias versões desta padronagem, como o vichy, formado por diversos quadrados e bastante utilizado em toalhas de mesa, e o tartan, o mais popular.

Em diversas unidades da rede, o cliente também encontra chapéu de palha, tiaras, bandeirolas e itens para criar a decoração das festas, como tubetes e isopor (para fazer bolo fake), entre outros acessórios.

ARRAIAL

Nos meses de junho e julho, unidades da Center Panos em Hortolândia, São Carlos e Sumaré irão realizar eventos especiais em comemoração às festas juninas. O arraial terá a presença do apresentador do programa Ateliê na TV Dotan Mayo, demonstração de técnicas e peças de artesanato e sorteio de brindes.

Amanhã, 11, o arraial acontece na Center Panos do Centro de Hortolândia, na Rua Luís Camilo de Camargo, 640. No dia 17 de julho, o arraial será na Center Panos de São Carlos, na Rua Geminiano Costa, 523, Centro. E em Sumaré, a festa acontece no dia 18 de julho, na Center Panos do Centro, na Rua Dom Barreto, 1228.