O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Belo Horizonte atingiu o patamar de 92,5 pontos em julho. Esse resultado é cerca de 20 pontos percentuais (p.p.) maior que os números dos dois anos anteriores para o mesmo mês, quando a expectativa do setor era de 72 pontos, em 2016, e de 72,5, em 2015. Apesar de superar a série histórica do período nos últimos dois anos, o nível de confiança ainda está abaixo do patamar de neutralidade.
O Icec, divulgado pela Fecomércio MG, tem como parâmetro pontuações de 0 a 200, sendo 100 o nível de neutralidade. A pesquisa se baseia nos dados coletados mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), compilados e analisados para a capital mineira. O trabalho de campo é realizado nos últimos dez dias do mês anterior à pesquisa – neste caso, junho.
O economista da Federação, Guilherme Almeida, destaca que o levantamento de julho aponta recuo do índice de confiança, quando comparado aos indicadores registrados entre março e maio deste ano. “Em maio, a confiança chegou a 98 pontos. A queda nas duas últimas análises – junho e julho – está amparada em fatores econômicos, como a alta taxa de desemprego e a baixa demanda familiar, além da crise política, que afeta diretamente as perspectivas do empresariado”, pontua.
O Icec é subdividido em outros três indicadores: o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) e o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec). Em julho, o Icaec atingiu o valor de 62,2 pontos. Nesse cenário, empresas de maior porte (com mais de 50 empregados) mostraram maior satisfação com as condições atuais da economia brasileira para o comércio.
O Ieec, que aponta as expectativas empresariais, retraiu 0,4 ponto em relação a junho. Em julho, o índice chegou a 132,8 ante 133,2 do mês anterior. Apesar de apontar que os empresários estão menos otimistas com o futuro econômico do país, o indicador ainda se mantém no nível de confiança. Já o Iiec, parâmetro para o nível de intenções de investimento, também recuou no mesmo período, atingindo 82,6 pontos. No estudo anterior, o índice estava em 86,4, o que representa queda de 3,8 pontos.
O Icec busca medir a percepção que o empresariado do comércio tem do momento atual e do futuro de seus negócios. “O índice e seus subindicadores ajudam a mostrar a visão de pequenos, médios e grandes empresários sobre o setor. Independentemente do porte, o estudo pode subsidiar o planejamento do comércio, permitindo a adoção de ações futuras”, conclui Almeida.