Faturamento de franquias de beleza sobe 13,4% no primeiro trimestre de 2022 comparado ao mesmo período de 2021

Segundo pesquisas do setor, franquias rendem 43 bilhões só nos três primeiros meses desse ano

Investir em franquias de beleza e bem-estar é uma excelente opção para quem busca um negócio rentável. Segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o segmento de saúde, beleza e bem-estar foi um dos poucos que cresceu durante a pandemia do novo coronavírus. Em 2020, com praticamente o ano inteiro comprometido pela pandemia, o setor cresceu 4,7%. Já em 2021, houve aumento de 10,5% no faturamento do setor, mesmo com boa parte do ano ainda com baixa circulação de pessoas, devido às restrições impostas pela pandemia. Com a retomada dos negócios presenciais em 2022, o segmento já soma 13,4% de aumento no primeiro trimestre, comparado ao ano anterior.

Outra informação importante quanto ao investimento em franquias de beleza é sobre o mercado, ou seja, o que diz respeito ao seu consumidor. Segundo pesquisa publicada pela Quorum Brasil, 97% das mulheres brasileiras se preocupam com a aparência e consomem serviços e produtos de beleza. Entre os homens o percentual chega a 38%.

Com números tão favoráveis, basta saber quanto você pode investir e quanto tempo pode esperar para o retorno. Devido à pandemia, em 2022, o setor de turismo e entretenimento ainda não recuperou sua força, e então os consumidores destinaram sua atenção para os cuidados pessoais, como tratamentos estéticos e que valorizem a beleza.

Segundo Luzia Costa, empresária criadora da Sóbrancelhas, maior rede de franquias em serviços em beleza facial do país, o investimento inicial na franquia da marca parte de R$ 130 mil reais para a abertura do modelo de quiosque. “O investimento em um quiosque Sóbrancelhas já garante um início de negócio sólido, ideal para quem procura opção menor de investimento. Já para o modelo de loja completa, o investimento é a partir de R$ 210 mil. O faturamento médio de um quiosque é de R$ 40 mil reais, e da loja completa chega a R$ 60 mil. Em ambos os casos, o lucro esperado sobre o faturamento líquido é de cerca de R$ 30 mil, com retorno do investimento em aproximadamente 12 meses.”, comenta Luzia.

A rede de franquia Sóbrancelhas possui mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil, e mais de 20 na América Latina, tornando-se a rede de maior sucesso no segmento de cuidados faciais. Com faturamento anual de 48 milhões reais em 2021, a rede pretende conquistar expansão com foco nos estados das regiões centro-oeste, norte e nordeste. No sul e sudeste, a marca quer fortalecer o ótimo relacionamento com seus consumidores. Com tratamentos que vão desde a micropigmentação das sobrancelhas, o carro-chefe de serviços, até o badalado hydralips, que promete aumento dos lábios em uma sessão. E, a cada ano, a rede aumenta sua linha própria de produtos, que podem ser adquiridos diretamente nas unidades e também pela loja online.

“A maioria das pessoas tem a perspectiva que ser empreendedor é algo fácil, mas a realidade é outra, e se não pode desistir dos sonhos. Contudo, o modelo de franquias abre nossa visão para novas formas de negócios e nos instiga a descobrirmos ainda mais sobre nosso público e necessidades, uma vez que cada em cada região de unidade os desafios são únicos”, comenta Luzia Costa

Outro modelo de franquia de sucesso está na marca Dr. Laser, maior rede de estética avançada do Brasil, sendo, também, um ótimo negócio para quem pensa em se aventurar no universo das franquias. Quem pretende adquirir uma unidade da rede deve investir cerca de R$ 600 mil, considerando o capital de giro de 20% em média, e conquistará retornos em aproximadamente 18 meses, com faturamento médio de R$ 150 mil por mês. ‘Somos uma solução completa em beleza e bem-estar, utilizando de tecnologia de ponta para democratizar o acesso a diversos tratamentos, mantendo o compromisso com resultado e segurança’, aponta Rafael Nunes, CEO do grupo Dr. Laser.

A rede Dr. Laser conta com mais de 37 unidades espalhadas por todo o Brasil e visa, para 2022, fortalecer a expansão dos negócios em cidades com mais de 300 mil habitantes, o que, de acordo com o último senso, gira e torno de 90 cidades. O grande objetivo é dobrar a quantidade de unidades com a abertura de 35 novas lojas em todo o país, após o sucesso de 2021, quando a rede bateu a marca de crescimento de 25% no ano, além de lucro de R$15 milhões durante o período, oferecendo serviços de depilação a laser, tratamento de flacidez, gordura localizada e celulite, além dos protocolos próprios para os tratamentos de manchas e melasma, oleosidade e acne e terapias capilares.

“Nós carregamos em nosso grupo um modelo de trabalhar que oferece um mix completo para o cliente, buscando extrair o melhor da liberdade e flexibilidade para ele. Unimos os benefícios do skincare, depilação, cuidados corporais, e dermocosméticos para descomplicar a vida dos nossos clientes oferecendo não só produtos e serviços, mas sim qualidade de vida e bem-estar a todos. Nosso maior desejo é democratizar o acesso a tratamentos de beleza, promovendo o autocuidado de forma acessível, empreendendo para que mais e mais pessoas se sintam bem consigo mesmo, afinal a felicidade dos nossos clientes é impagável”, declara Rafael Nunes.