Fast Food brasileiro ganha espaço no mercado europeu

A franquia Poppys iniciou sua expansão em Portugal e Espanha e pretende conquistar o paladar do velho continente

A franquia Poppys, marca brasileira de fast food, deu início em sua expansão Internacional. Os primeiros contratos já foram formalizados e o primeiro país a receber a franquia será Portugal, além de já existir negociações avançadas em outras localidades como Espanha, Inglaterra e Angola. A marca faz parte do Grupo ATNZO uma grande e importante holding de franquias liderada por seu CEO, Lucas Atanazio Vetorasso.

O mercado fast food na Europa é altamente competitivo e o sucesso provavelmente dependerá de estratégias para alavancagem e diferenciais de entrada. Itens que parecem transbordar na liderança da holding. “É necessário o entendimento de que, muitas vezes, as pessoas estão investindo o dinheiro de suas vidas em nossas marcas e isto deve ser tratado com muita responsabilidade. A pilha de papéis que o mercado oferece em uma ‘formatação de franquia’ jurídica não contém metade da expertise ou estratégias necessárias para que o negócio prospere”, conta Lucas, que tem em sua estrutura equipes e departamentos com especialidades diversas, indo de publicitários a nutricionistas, consultores, contadores, entre tantos outros.

A grande competição no continente representa uma oportunidade significativa de expansão. De acordo com um relatório da Research and Markets, o mercado europeu de fast food foi avaliado em US$ 132,6 bilhões em 2019 e deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 4,4% de 2020 a 2027.

O mercado é dominado por gigantes globais como McDonald’s, Subway e Burger King e, segundo Atanazio, é justamente nestes “mares” que o líder gosta de navegar. “Nós entramos em um mar onde poucos quiseram se aventurar. Não é novidade que os grandes players tem dominância de mercado. Assim também é no Brasil. Mas aí é que está o segredo. Se existe concorrência é porque há um hábito de consumo altamente enraizado e não precisamos entrar em grandes embates com Mc Donalds ou BK, só precisamos de nos apresentar da maneira certa que logo a Poppys irá atrair e fidelizar seu público onde houver implantação, assim como tem sido no Brasil”, explica o CEO.

De acordo com um relatório da Euromonitor International, o mercado de fast food em Portugal foi avaliado em € 1,1 bilhão em 2020, com o McDonald’s e o Burger King detendo uma participação de mercado combinada de 65%. Na Espanha, o mercado de fast food foi avaliado em € 5,5 bilhões em 2020, com McDonald’s e Telepizza ocupando os dois primeiros lugares em termos de participação de mercado.

Apesar da concorrência, sempre há espaço para novas marcas e modelos. no mercado de fast food em Portugal e Espanha. Com a sua oferta única e o apoio do Grupo ATNZO, a POPPYS tem potencial para capturar uma quota significativa do mercado e estabelecer-se como um dos principais intervenientes na cena europeia de fast food.

A filosofia da franquia gira em torno da ideia de que o fast food não precisa ser complicado ou sofisticado, inclusive isto é entalhado em seu slogan: sem blá-blá-blá. Praticamente, uma bandeira a desfavor da gourmetização excessiva de produtos com inchaço nos preços de venda. A operação também é simplificada, permitindo que o franqueado gerencie a loja com o auxílio de software de pedidos e compra centralizada no portal do franqueado.

Com a expansão para a Europa, a marca que pretende abrir 30 unidades entre Portugal e Espanha até o final de 2023, com as primeiras localidades com previsão de abertura até o mês de maio, tem a oportunidade de se consolidar como uma opção de fast food de qualidade em vários países e atrair novos consumidores em todo o mundo.