Com foco exclusivo na energia solar fotovoltaica, a Blue Sol foi fundada em 2008 por Nelson Colaferro Jr., empresário e atual presidente da empresa, que tem como sócios-proprietários seus dois filhos, José Renato Colaferro, diretor de operações e novos negócios e Luis Otavio Colaferro, diretor de treinamentos e marketing.
Ao conhecer a grande expansão da energia solar residencial e comercial em países como China e EUA, Nelson idealizou a empresa antevendo esse crescimento no Brasil, país de grande irradiação solar e, desde lá, o mercado brasileiro “explodiu”, saltando de 3 sistemas instalados em 2012, ano em que foram criadas as regras do segmento de geração distribuída, para mais de 40 mil deles hoje, segundo os dados oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
“Foi apenas depois da Resolução Normativa 482 da Aneel ser publicada que a fonte passou a chamar mais atenção. Com a crise energética que se iniciou em 2013, o Brasil também passou a reconhecer que seu modelo era equivocado e que seria importante para o país investir em diversificação da matriz, tornando-se menos dependente das hidroelétricas e dos regimes pluviais”, afirma o sócio José Renato Colaferro.
Com essa expansão do uso dos painéis solares veio também o crescimento da Blue Sol, que registrou aumentos consecutivos em seus faturamentos anuais. A empresa, que fechou 2017 com R$ 23 milhões em vendas de sistemas por todo o Brasil, estima um aumento de 80% a 100% em relação a esse valor para 2018.