A iGUi, maior rede de franquias de piscinas do mundo, ampliou seu parque industrial ao inaugurar em setembro do ano passado uma fábrica no Paraguai. A nova unidade fabril é a oitava máster franquia da rede brasileira no exterior, o que reforça a presença internacional da marca. Franquia mais internacionalizada do Brasil segundo estudo conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a iGUi conta atualmente com mais de 170 unidades (entre lojas e fábricas) em 39 países estrangeiros.
“A iGUi tem foco internacional desde a sua criação, em 1995 e nosso Plano Mundial de Expansão inclui a proposta de termos máster franquias (fábricas) espalhadas por diversos pontos do planeta com o objetivo de abastecer mercados tanto nacionais quanto regionais”, explica Filipe Sisson, CEO da iGUi.
Localizada na cidade de Vilheta, a 35 quilômetros da capital Assunção, a planta industrial ocupa uma área de 20 mil m². Nela foram construídas duas naves – uma para produção e outra para acabamento e estocagem das piscinas – que somam 3.500 m², com capacidade instalada para produzir até 1.500 piscinas/ano. Além de abastecer o mercado paraguaio, a nova fábrica passou a suprir também a Bolívia, antes atendida por uma das fábricas da Argentina.
De acordo com Marcelo Pazos, diretor internacional da iGUi, a abertura da fábrica paraguaia foi de extrema importância para a franqueadora assim como para os franqueados do próprio país. “Atuamos há alguns anos no mercado paraguaio com lojas em Assunção e Cidade do Leste, e estas lojas eram abastecidas por fábricas do Brasil e da Argentina, respectivamente. Nestes seis meses desde o início das atividades da fábrica, contamos com mais três pontos de venda no país (Encarnación, Hohenau y Hernandarias)”, explica.
Ainda segundo o executivo, a empresa atua para expandir nacionalmente. “Estamos trabalhando em diversos pontos do país para chegarmos ao final deste ano com dez pontos de venda (franquias/lojas). Essa é a meta para 2017 no Paraguai e imaginamos que entraremos em 2018 com um balanço mais do que positivo para crescer a cada dia neste mercado”, ressalta. Atualmente, a iGUi conta com cinco franquias no Paraguai e uma na Bolívia e o objetivo é tornar a marca líder do seu segmento no país vizinho.
O interesse da iGUi em crescer também no Paraguai reflete a importância alcançada pelo país nos planos de expansão das redes brasileiras. Dados da ABF apontam que o Paraguai tornou-se em 2016 o segundo principal destino das marcas nacionais, com 29 delas, atrás apenas dos Estados Unidos (49) e à frente de Portugal (26), que ficou em terceiro.
Dedicada, até o momento, à produção de piscinas, a fábrica da iGUi no Paraguai está projetada para futuramente ter uma linha de montagem das Centrais de Tratamento de Água para piscinas Progeu, como são chamadas as fábricas de filtros da iGUi.
Além da nova máster franquia no Paraguai, a iGUi conta com fábricas também estrategicamente instaladas na Argentina (4), que abastecem o mercado local; no México (2), que suprem os Estados Unidos, América Central, Caribe, Colômbia, Suriname, Equador, Peru, alguns países do outro lado do mundo como Jordânia, Índia, Turquia, além das 20 franquias do próprio país; e Portugal (1), que atende o mercado local e os franqueados da Europa, em países como Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, França, Alemanha, e alguns fora do continente europeu, como é o caso do Egito, Marrocos e Thailândia.