O mercado de franquias no Brasil encerrou 2024 com um faturamento de R$ 273 bilhões, registrando crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse resultado superou as projeções iniciais e reflete uma combinação de fatores como retomada do consumo, queda no desemprego e aumento do poder de compra das famílias.
A região Sul do país se destacou nesse cenário, com aumento de 16,3% no faturamento das franquias no terceiro trimestre de 2024. Curitiba, em particular, figurou entre as cidades com maior alta: o faturamento das redes franqueadas na capital paranaense cresceu 21,11% no primeiro semestre, alcançando R$ 2,78 bilhões, a terceira maior variação entre todas as capitais brasileiras, segundo levantamento da ABF.
Nesse cenário, o Kumon, rede de franquias educacionais, anuncia um novo ciclo de expansão em Curitiba. A cidade, conta com 38 unidades em operação. Já o estado do Paraná concentra aproximadamente 8% do total de unidades e alunos da rede no Brasil, com 135 franquias ativas.
Segundo Camila Vargas Arquioli, gerente de Expansão do Kumon no Brasil, a capital paranaense reúne características ideais para o crescimento da rede, como alto índice de escolaridade, famílias engajadas com a formação dos filhos e receptividade a metodologias educacionais inovadoras. “Curitiba tem um enorme potencial para crescimento. Temos mapeadas regiões prioritárias com demanda reprimida e forte aderência ao nosso modelo, como Cidade Industrial, Ecoville, Capão Raso, Santa Cândida, Portão e Bom Retiro”, explica.
A previsão é de que, até 2025, Curitiba registre um aumento de 20% no número de unidades do Kumon, refletindo em aproximadamente 750 novos alunos. Já até 2026, a meta é atingir um crescimento de 40%, somando mais 1.200 alunos à base atual. Essa movimentação reforça a presença da rede em um mercado que valoriza a educação como fator essencial de desenvolvimento e vê na franquia uma alternativa para empreender.
O modelo de microfranquia do Kumon é voltado para empreendedores que buscam um investimento acessível — a partir de R$ 50 mil — com baixo custo operacional e apoio integral da franqueadora. Trata-se de uma opção para quem deseja construir um negócio, integrando-se a uma marca reconhecida internacionalmente e com forte presença no Brasil. Com a expansão prevista, o Kumon reforça sua missão de contribuir para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens, ao mesmo tempo em que estimula o empreendedorismo.






