Ex-policial militar inaugura unidade da Kinsol para oferecer energia solar em São Paulo

Franqueado estima conquistar 120 clientes até o final do ano que vem, concentrados no interior do Estado de São Paulo

O sonho de se tornar empresário fez com que o ex-policial militar, Wender Fernandes Mascellani, ingressasse no universo das franquias há três anos e meio. Em 2017, ele abriu seu primeiro negócio como franqueado de uma rede de cursos profissionalizantes; este ano, ele decidiu partir para um novo desafio: inaugurar uma unidade da rede de franquias Kinsol, especializada em soluções inteligentes por meio da energia solar.

“Embora eu nunca tenha trabalhado com energias renováveis, percebi de imediato o potencial que a franquia tinha, sobretudo no momento em que vivemos, quando a energia elétrica tornou-se um insumo caro para as empresas”, afirma o franqueado.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que o Brasil ocupa atualmente a 11ª posição mundial no ranking de investimento em energia solar. Segundo a entidade, os investimentos privados no segmento entre 2012 e 2021 atingiram mais de 41,5 bilhões de reais, o que demonstra que o mercado de energia solar passa por uma maturidade acelerada no país. “Não tive dúvidas de que oferecer energia limpa, renovável e acessível às empresas seria um excelente negócio. E os resultados não param de comprovar minha tese”, revela Mascellani, que se diz surpreso com o desempenho da nova unidade.

Atualmente, a Kinsol possui 35 franqueados em 14 estados brasileiros. Segundo o executivo, o crescimento se deve ao custo-benefício a curto, médio e longo prazo obtido pelas empresas após instalarem nosso sistema. “O mercado se adapta às energias limpas a cada ano. Sem falar na economia gerada, que vem propiciando algo tangível e perceptível para todos”, afirma o franqueado.

Outro ponto que chamou a atenção de Mascellani foi o modelo de franchising desenvolvido pela Kinsol, que oferece total suporte ao franqueado e ainda permite a ele iniciar uma operação home based ou store-in-store. A partir de 20 mil reais, é possível adquirir a franquia que conta com um suporte técnico certificado e parceria com a WEG, empresa especializada em soluções, máquinas elétricas, automação e sistemas de energia. A companhia possui mais de 20 fábricas e está presente em mais de 130 países, o que garante segurança e solidez à operação como um todo.

Com três funcionários operando em home-based (nas Cidades de Dois Córregos, Votuporanga e Matão – todas no Estado de São Paulo), Mascellani estima que a unidade chegue a 120 clientes até o final do ano que vem.