Essencial para melhoria e manutenção no campo, fertilizantes auxiliam na neutralização e adequação dos nutrientes do solo

A rede de franquias Reino Rural oferece ao mercado fertilizante de nutrição vegetal que proporciona maior capacidade de produtividade no campo, o Fertimais

O conceito do uso dos insumos agrícolas se dá com a busca de melhores alternativas que se encaixem nos tipos de produção se caracterizando como fertilizantes para solo, controle de pragas, equipamentos e novas tecnologias de otimização de cultivo.

Esses insumos auxiliam na melhora da qualidade e produtividade na agricultura, pois o constante desenvolvimento de novas técnicas e aplicações de fertilizantes são processos essenciais para manutenção de nutrientes no solo adequados ao desenvolvimento do cultivo.

Sendo o fertilizante um produto mineral ou orgânico, fornece de um a mais nutrientes para plantas, sendo seu uso essencial para melhoria e manutenção da fertilidade do solo gerando um aumento expressivo na produtividade agrícola.

Com intuito de potencializar ao máximo essa produção, primeiro é preciso fazer o manejo correto dos fertilizantes que tem como principal propósito neutralizar e adequar os nutrientes às necessidades da cultura e minimizar as perdas no campo. O manejo realizado da fonte certa, com a dose e lugar adequados, auxilia na nutrição sustentável das plantas.

Crescimento agropecuário e consumo de fertilizantes

O segmento agrícola vem se fortalecendo com o passar dos anos e foi um dos únicos setores da economia que cresceu em meio a pandemia do coronavírus. Segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto), a agricultura brasileira teve avanço de 24,2% em 2020, em comparação com 2019. Com este resultado e o fraco rendimento dos demais setores, o PIB do agro brasileiro alcançou uma marca significativa de 26,6% na participação no PIB nacional.

Já o aumento no preço das commodities, que são os produtos que funcionam como matéria-prima (mercadoria), beneficiou o mercado de fertilizantes no Brasil. Fechando o ano de 2020 com vendas de 40,5 milhões de toneladas, um recorde com alta de 12% em comparação com 2019.

O aumento do uso de fertilizantes no país está ligado ao bom desempenho do setor agrícola, com receita estimada para um crescimento de cerca de R$ 719 bilhões em 2021, um aumento de mais de R$ 200 bilhões em relação a 2020.

Com a produção agrícola aquecida, batendo recorde em cima de recorde, outro segmento que se destacou no crescimento foi o de fertilizantes NPK (Nitrogênio Fósforo Potássio), apresentando uma expansão de 11,9% nas entregas em 2020, em relação ao ano anterior, segundo dados da Pesquisa Setorial da ANDA (Associação Nacional para a Difusão de Adubos). Estima-se que as vendas internas avancem 6% ainda neste ano, atingindo um novo recorde de 43 milhões de toneladas comercializadas.

Essa alta é sobretudo um reflexo do interesse dos produtores rurais em soluções capazes de ampliar a produtividade no campo com qualidade, sustentabilidade econômica e ambiental.

“Na nossa empresa não é diferente. As vendas de calcário líquido para aumentar o pH, neutralizar o alumínio e fornecer grande quantidade dos nutrientes como cálcio e magnésio, aumentaram significativamente, assim como os fertilizantes foliares para todas as espécies cultivadas”, relata Viviane Henriques, diretora executiva da Reino Rural Saúde no Campo, rede especializada em produtos agropecuários.

Fertilizantes de nutrição vegetal

A agilidade, a diferenciação e a flexibilidade no setor agrícola brasileiro podem refletir como ponte para um futuro promissor no ambiente de negócios. Uma oportunidade para expor os produtos e gestão aos clientes. Como por exemplo, a Reino Rural, que trabalha com linha de produtos agropecuários, Suplemento Nutricional Animal e fertilizantes.

Segundo Varlei Perozin, engenheiro agrônomo e consultor da Reino Rural Franchising, a linha de fertilizantes da rede, o Fertimais, evita a deficiência nutricional do solo e previne os baixos rendimentos. Dispõe de alto índice de utilização nas plantas onde as doses totais de micronutrientes são geralmente menores e de rápida resposta das plantas. Evita perdas, lixiviação ou volatilização e auxilia no fornecimento de nutrientes em quantidades equilibradas nos períodos de maior necessidade, como períodos de seca e frio com intuito de gerar maior efetividade.

“Com o início da estação chuvosa e o plantio, notamos bem a necessidade de correção do solo e uma boa adubação. Com esse procedimento, a plantação se desenvolve com mais vigor e se mantém menos suscetível à infestação de pragas e doenças. Hoje no mercado já existe a opção de adubação líquida, com melhor custo-benefício para quem lida com o campo”, aconselha Perozin, que também é produtor rural.

Dentre os produtos da Reino Rural estão o calcário líquido, fertilizantes organominerais foliares ou via solo, entre outros que usam tecnologia e sustentabilidade com objetivo de auxiliar no manejo sem deixar resíduos nas plantas e suprir as carências de nutrientes. Assim também como fixadores, produtos para tratamento de semente (grãos) para um nível de enraizamento muito maior, produtos para acelerar o processo vital da planta à base de algas marinhas e produtos com efeito repelente, destinados à proteção das folhas contra insetos e algumas doenças nas plantas.

“Sendo um grande aliado da preservação, os fertilizantes foliares ou via solo ainda promovem o aumento da resistência, da produção, da absorção de nutrientes, uma maior absorção de água, e, por fim, promove a melhoria da qualidade já que promove a uniformidade em tamanho e maturação dos frutos, melhora seu aroma, cor e sabor, além de promover uma melhor conservação pós-colheita”, complementa o engenheiro agrônomo.

Visando o aumento da produtividade e garantindo produtos mais saudáveis, os fertilizantes auxiliam no equilíbrio correto dos nutrientes para o solo sem alterar o DNA das plantas e causas prejudiciais à saúde das pessoas.