Especialista dá dicas para a escolha de uma franquia segura

Publicado em 28/06/2018 por Imprensa

Um dos pontos principais é a marca trazer diferenciais que serão decisivos na escolha de compra do consumidor final

Quando falamos em franquias, logo pensamos em negócio seguro e resultados bem lucrativos. No entanto, como qualquer empresa, as marcas podem ser, ou não, um bom negócio para que as pessoas invistam seu dinheiro. 

E como saber por qual marca optar?

A tarefa não é simples porque requer cautela e muita observação para alguns pontos que podem ser decisivos para o sucesso na empreitada. Para isso, o consultor de franquias e CEO da GO2 Franquias, Carlos Diego Oliveira, atenta para alguns detalhes. “Quem quer investir em uma franquia precisa notar quatro questões imprescindíveis: o negócio precisa ser testado, a empresa precisa ter diferenciais, a marca precisa ter peso, além de ofertar possíveis caminhos para lucratividade e ganhos”, alerta.

Quando fala em negócio testado, Diego vai além e enfatiza a importância dos franqueados já existentes. "O negócio precisa ser previamente testado não somente pela unidade piloto da franqueadora, mas também pelos franqueados. É importante durante avaliação do modelo de negócios, ver quantas unidades a franquia possui, qual a rotatividade (entrada e saída de franqueados), ou se todos franqueados permanecem na rede, bem como entender a vida destes franqueados, como exemplo, quanto tempo estão na rede e se os resultados acontecem conforme a franquia divulgou”, diz.

Além do mais, ter diferenciais para seus consumidores finais é muito relevante na escolha da aquisição de uma franquia. “A pergunta é: o que vai fazer um consumidor final comprar daquela determinada franquia e não de uma outra marca local ou de uma que não seja franquia? A franquia tem que trazer um grande diferencial de mercado com ela, seja na qualidade ou na agilidade, por exemplo. Ela não pode ficar só na marca”, ressalta o especialista.

No entanto, para Diego, o nome que a franquia carrega é de suma importância, se aliado à qualidade, para maior segurança no negócio. “O peso da marca é muito importante, mas este peso tem que vir aliado à uma boa qualidade do produto percebido, ou seja, não adianta eu ter um produto bacana e se ele não é bom”, afirma.

Outra questão que o consultor destaca para que os investidores percebam são os possíveis caminhos que a franquia oferece para a lucratividade. “Com relação ao negócio existem dois lados possíveis. O primeiro é aquele de ganhos recorrentes, que seja um negócio encarteirado, no qual o cliente adquire o produto constantemente, ou que retorne de maneira rápida. Já o segundo é aquele que oferece produtos de uma necessidade única para o cliente, no entanto, com alta margem, porque neste caso vende-se uma vez para cada cliente, mas terá a contrapartida de uma margem de lucro alta”, orienta Diego.

Por fim, o CEO evidência os dois pontos mais importantes para uma negociação. “Uma boa franquia deve responder duas perguntas: a primeira é porque ser franqueado, ou seja, quais os ganhos que eu tenho sendo franqueado desta marca e quais os benefícios percebidos que se tem por pagar taxa de franquias e royalties, já que estas taxas são revertidas em melhorias e ganhos de rede? E a segunda é porque eu vou continuar sendo franqueado? A franquia que conseguir responder estas duas questões tem mais sucesso e é mais segura com o seu negócio”, finaliza.

Sugestões de franquias seguras

Dentro das orientações do consultor, Carlos Diego Oliveira, existem muitas franquias que são de fato seguras para que qualquer pessoa possa investir com tranquilidade e confiança.

Mundo Cheff

A Mundo Cheff, primeira franquia de utensílios culinários, iniciou suas atividades como e-commerce mas, desde o princípio, já com um plano de negócios consistente. Após quatro anos de estudo e pesquisas dentro e fora do Brasil inaugurou sua primeira loja modelo e, após um ano, começou no sistema de franquias, conquistando 12 novas unidades em apenas um ano, das quais se mantém até hoje.

O grande diferencial da marca é oferecer dentro de seus utensílios, muito produtos únicos e exclusivos, e com preços competitivos. Além disso, a empresa tem como um de seus sócios o chef Raul Lemos que oferece maior peso e confiança para a Mundo Cheff.

Ainda, a Mundo Cheff é associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising -, que traz mais credibilidade para a franquia.

Acquazero

A Acquazero é uma franquia especializada em lavagem automotiva ecológica. Há nove anos vem sendo testada no mercado e foi adquirida recentemente pelo grupo Encontre Sua Franquia, uma holding que conta com seis empresas e mais de mil franquias, com possui know-how em negócios e empreendedorismo, que agora está agregado à marca trazendo maior segurança como investimento.

Possui um time especializado no suporte e profissionais altamente capacitados para atendimento aos franqueado, além de sistemas, departamento de marketing e relacionamento de ponta para desenvolvimento do franqueado. E como grande diferencial a Acquazero conta com distribuidora própria e consultoria de campo, que valida e dá total segurança ao empreendedor que deseja investir na marca.

Acqio

A Acqio segue na mesma linha. Antes de ser oficialmente inaugurada no mercado, no fim de 2015, seus diretores, um grupo de empresários com mais de uma década no mercado de meio de pagamentos eletrônicos, TI e Franchising – passando por empresas como a Redecard, Google, Microsoft, Microlins, entre muitos outros – se uniram para promover um estudo diante do modelo de negócio.

Após o período de alguns meses de estudo, em conjunto com a expertise dos empresários, decidiram de fato investir no negócio e estrear no franchising. Entre os pontos que traçaram para oferecer ao investidor uma franquia segura, estavam a associação à ABF - Associação Brasileira de Franchising – e o investimento na “Universidade Corporativa” que é um programa de educação e referência na capacitação de franqueados, FDAs, lojistas, colaboradores e parceiros de negócios no mercado dos meios de pagamentos eletrônicos.

Além disso, passaram a promover um estudo de oferta e produto demandados pelos lojistas (atendimento personalizado, cálculo de custos de antecipação e financiamento simples), conciliação de vendas simples e transparente, extrato e portal de fácil entendimento e navegação e contam também com a Certificação de Risco do Mercado de Meios de Pagamentos Eletrônicos (PCI).

Evolute Profissionalizantes e Idiomas

A Evolute Profissionalizantes e Idiomas é uma rede de franquias especializada em educação que está há dez anos no mercado, e tem como missão promover o crescimento pessoal e profissional dos estudantes através do ensino. Com mais de 100 unidades em operação no Brasil, a marca entrou para o franchising em 2011, após ser considerada a maior escola de cursos profissionalizantes do Vale do Paraíba.

Única com sistema próprio de captação de alunos, a rede mantém escolas cheias durante os doze meses do ano. Seu método de ensino tecnológico, dinâmico e eficiente, possibilita total flexibilidade de horários e ingresso imediato nas aulas. A Evolute já formou mais de 350 mil estudantes em mais de 70  cursos profissionalizantes e idiomas. Seu modelo de negócio gera um faturamento médio de R$50 mil e possibilita um lucro líquido de até 50%.

Sóbrancelhas

A Sóbrancelhas está no mercado desde 2013, quando surgiu como franquia e pioneira do modelo de quiosque no segmento de sobrancelhas. Em menos de um ano já contava com mais de 100 unidades, oferecendo serviços de qualidade e com produtos exclusivos de marca própria. Além das mais de 180 unidades Brasil afora, a Sóbrancelhas conquistou a internacionalização com a abertura de 11 unidades na Argentina e a implementação da primeira loja na Bolívia.

O grande diferencial da marca vem de dois novos modelos de negócios recém lançados: a Sóbrancelhas Smart e a Sóbrancelhas Premium. A Smart, que é um modelo mais enxuto, tem investimento inicial de R$70 mil e pode ser implantada em regiões com menos de 100 mil habitantes, onde antes o padrão não podia atender esse mercado. Já a Premium nasce com o intuito de atender o público A e chega com mais opções de produtos e serviços, como o espaço de Escovaria (lavagem de cabelo, escova e hidratação) e cuidado com as unhas (cutilagem, esmaltação e epilação).

Beryllos

Criada em 2016, a Beryllos adapta seu portfólio e passa a ser um centro estético completo. Considerada um grande avanço tecnológico em terapia combinada, tem todos seus tratamentos realizados com luz intensa pulsada, uma opção menos invasiva.

Seu grande diferencial é passar por constante estudos mercado e pela ampliação de negócios, serviços e produtos para continuar com crescimento arrojado e seguro, sempre em busca de novos públicos e mercados.

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