Espaço exclusivo para quem quer investir até R$ 90 mil é destaque da ABF Expo

A 27 edição da ABF Franchising Expo vai ter um ambiente, o Boulevard de Microfranquias, dedicado a pequenos investidores. Ao todo, 23 redes vão expor seus negócios com investimento inicial de até R$ 90 mil. Com a crise econômica e a taxa de desemprego em mais de 13%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o chamado empreendedorismo por necessidade ganhou fôlego.

Diante deste cenário, as microfranquias viraram opção de investimento para quem perdeu seu lugar na economia formal. Segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 marcas atuavam neste modelo de negócio. As microfranquias representam hoje cerca de 20% das redes que atuam no modelo franchising, sendo 79,8% somente neste formato e 20,2% em ambos (tradicional e micro). O setor faturou mais de R$63 bilhões em 2017.

Confira abaixo algumas das microfranquias que estarão presentes no evento:

TFlow

A TFlow, rede de roupas masculinas que conquistou personalidades da música sertaneja, participará pela primeira vez da Feira da ABF. A marca, criada em 2012, entrou para o franchising em 2017 com dois modelos de negócios: venda direta, chamado de franqueado Ouro, e quiosque em shopping, conhecido como franqueado Rubi; e apresentará no evento opções de investimento a partir de R$ 15 mil.

Com estampas exclusivas que mudam a cada 45 dias, a marca já vestiu personalidades como: Fernando & Sorocaba; Matheus & Kauan; Thiago Brava e Gustavo Mioto. Além de ter uma linha exclusiva chamada “Mete o Loco” e peças assinadas pelo estilista Thi Moraes. A rede está inserida em um mercado que apresentou faturamento de R$ 22 bilhões, no segmento de franquias, em 2017. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) este faturamento representa um crescimento de 7% em comparação ao ano anterior. A rede prevê para 2018 a abertura de 30 novos quiosques e 90 franqueados ouro.

Nutrimais

Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 180 franqueados em diversas regiões do Brasil. A rede comercializa alimentos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes.

A vantagem de se tornar um franqueado é o baixo valor de investimento inicial, que é de R$ 34,9 mil e já inclui uma tonelada de produto para iniciar o negócio. O prazo de retorno desse valor é de três a seis meses. Na ABF Franchising Expo de 2018, a marca, que até o momento só comercializa seus produtos com o modelo de franquia home office, fará o lançamento da modalidade de loja física. O investimento inicial será R$99 mil com tempo de retornor de 12 a 18 meses. Também apresentará novos produtos de sua linha, que são os concentrados + Suínos, + Aves e o + Peixe.

Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian, rede que comercializa castanhas torradas e glaceadas, lança sua microfranquia na ABF Franchising Expo. Diferente do tradicional, este modelo conta com a presença diária do franqueado e foi projetado para locais como mercados e lojas de departamentos. Com investimento inicial até 45% mais baixo que o tradicional, o modelo será apresentado no Boulevard da Microfranquias, novidade da ABF Franchising Expo.

O projeto de microfranquia da rede segue a essência do conceito. Foi desenvolvido como opção de investimento para quem busca ser empreendedor, dono do que gera renda para si, seu próprio negócio. Por este motivo é uma ótima oportunidade para aposentados e desempregados que querem voltar ao mercado de trabalho

O investimento da marca em outros locais para a instalação de seus pontos segue uma tendência de mercado. Segundo dados levantados pela ABF, no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, a participação das unidades em supermercados e pontos como condomínios, clubes e universidades cresceu 2,4%, enquanto a presença em shoppings teve uma queda de 2%. O investimento na marca varia entre R$ 60 mil e R$ 100 mil.

Vazoli

A Vazoli, maior rede de franquia do país no segmento de crédito, comemora dez anos no mercado e aposta na comercialização de ativos financeiros para a ABF Expo Franchising 2018. A procura por crédito, segundo a Serasa Experian, aumentou 20,3% em janeiro de 2018, comparado com o mesmo período em 2017. Mesmo após dez anos, a rede continua crescendo. Em 2017 a franquia movimentou mais de R$ 250 milhões e atingiu a marca de 100 unidades comercializadas. Com mais de 90 cidades espalhadas por 20 estados brasileiros, a empresa tem como meta fechar o ano de 2018 com mais de 130 unidades. Aos interessados em adquirir uma franquia, é necessário o investimento a partir de R$60 mil.

Mordidela

A Mordidela, rede que comercializa refeições rápidas e porções de mini salgadinhos, leva para a Feira da ABF dois novos modelos: container e loja de shopping. A franquia, que precisou fazer algumas alterações no cardápio para se adequar ao novo público alvo, já possui unidades nos dois formatos e o faturamento corresponde às expectativas.

Com refeições que atende desde o café da manhã até o jantar, a marca já possui mais de 130 unidades espalhadas em todo o território nacional e agora decide inovar para atrair novos clientes. A rede prevê a abertura de 10 unidades container e 20 lojas de shopping até o final de 2018.

Para investir na novidade, os interessados devem investir a partir de R$ 120 mil para o formato container e a partir de R$ 150 mil para o modelo loja de shopping. O formato tradicional, loja de rua, se encaixa no modelo de microfranquias, com investimento a partir de R$ 68,5 mil.