Escola de Negócios da PUC-Rio promove webinar sobre como criar uma franquia de sucesso

O IAG – Escola de Negócios da PUC Rio promove, na próxima segunda-feira, 20, às 19h, o webinar “Como Criar uma Franquia de Sucesso”, com a professora e especialista em franquias, Leila Martinho.

Durante o evento, Leila vai abordar os principais conceitos sobre o sistema de franquias, cenários, oportunidades e desafios. Além de levantar os principais aspectos que devem ser considerados no diagnóstico de um negócio, identificando o potencial para uma rede de franquias.

“Costumo dizer que não existe fórmula e sim método. Por isso, destaco dois pontos para criar uma franquia de sucesso: o primeiro está relacionado aos processos do negócio, que devem ser bem mapeados, documentados e testados. O segundo consiste na definição do perfil e seleção dos franqueados. O potencial franqueador deve se fazer alguns questionamentos: Quem é o parceiro que desejo para expandir a minha marca? Quais as competências que ele deve possuir e quais podem ser desenvolvidas?”, indica Leila.

As franquias têm uma taxa de encerramento inferior ao negócio próprio e no cenário econômico atual não é diferente.

“O suporte do franqueador, desenvolvendo e viabilizando novas alternativas de negócio, torna a implantação da franquia mais rápida. Outra recomendação é que se pesquise sobre os segmentos que estão crescendo e que devem se manter firmes na retomada”, ressalta a especialista.

Leila Martinho é Mestra em Administração pela PUC Rio, com ênfase em Marketing. Coordenadora e professora do Curso de Gestão Estratégica de Franquias no IAG/PUC Rio, onde é doutoranda e pesquisadora em marketing, branding e varejo. Possui 30 anos de experiência executiva, tendo atuado na Coca-Cola e no Grupo Boticário. Consultora empresarial, é sócia da Moldo Negócios e Franquias.

O evento é gratuito. A transmissão acontece pela página do IAG no YouTube.