A Contab Express que chega ao mercado como uma opção de franquia barata e home based, mas com um conceito totalmente diferente do que era no passado – com um sistema integrado e atendimento personalizado. Entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, o Sebrae entrevistou mais de 6 mil pequenas empresas em todo o Brasil a fim de analisar uma série de aspectos envolvendo o relacionamento entre empreendedores e seus contadores, e os resultados foram surpreendentes:
1.Mais de 60% dos entrevistados gostariam que seus contadores se engajassem mais do planejamento do negócio e fornecessem conselhos estratégicos.
2. Sessenta e três por cento dos proprietários de microempresas desejam que seus contadores sejam mais proativos em relação ao uso da tecnologia na prestação de seus serviços;
3. Quase 80% dos entrevistados acreditam que seus contadores não são proativos o suficiente para dar-lhes recomendações que podem melhorar os seus negócios, sendo que apenas 25% desses empresários recebem esse tipo de suporte;
4. Oitenta e quatro por cento dos ouvidos no levantamento gostariam que seus contadores realizassem um planejamento tributário apropriado à realidade e às necessidades de suas empresas. Contudo, somente 54% dos contadores atuam proativamente nesse sentido.
5. Setenta e sete por cento dos microempresários gostariam que seus contadores enviassem relatório de desempenho, além de diagnósticos precisos do negócio através dos dados contábeis gerados. Entretanto, apenas 29% os contadores oferecem serviços desse gênero.
6. Mais de 70% dos empreendedores gostariam que seus contadores os respaldassem na gestão financeira de seus negócios, mas apenas 23% das empresas de contabilidade o fazem.
7. Metade dos entrevistados conversam com seus contadores, no máximo, duas vezes por mês.
Embora a maioria das empresas de contabilidade ainda não tenham percebido a demanda do mercado por esses serviços, um empreendimento foge à regra. A rede de franquias Contab Express, criada em 2016, surgiu em meio à busca por mudanças no segmento contábil e soube aproveitar um nicho ainda pouco explorado. A empresa oferece serviços de contabilidade para os clientes de seus franqueados, enquanto seus colaboradores se dedicam exclusivamente a estabelecer e estreitar o relacionamento com os consumidores.
“Nossos franqueados são como consultores de negócios, que oferecem atendimento personalizado aos clientes. São eles que captam os clientes, ouvem suas expectativas, entendem que tipo de trabalho precisa ser feito e fazem o encaminhamento para o nosso time de profissionais, para que, enfim, o trabalho solicitado possa ser desenvolvido. Em outras palavras, oferecemos ao mesmo tempo agilidade na informação e atendimento personalizado”, explica o gerente da Contab Express Fabio Fat Sun Cheung.
Como ele explica, o franqueado agrega valor ao serviço e ao capital intelectual já oferecidos pela franqueadora.
“O que a Contab fez foi aproveitar a oportunidade de captar pessoas capazes de expandir nossos serviços para todo o Brasil, e garantir, através do nosso modelo de negócio, um atendimento mais humanizado para o cliente final. A gente costuma ouvir gente se queixando de que não vê o contador e que só conhece o motoboy, mas o nosso cliente se sente mais seguro e confortável com os franqueados”, explica.