Empresas apostam em serviços para atender público da terceira idade

Os idosos fazem parte de uma população que cresce cada vez mais no Brasil e que merece atenção. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 20 anos, essa população passará dos atuais 22,9 milhões para 88,6 milhões, representando 39,2% da população.

A expectativa de vida dos brasileiros cresce a cada ano, como mostra a pesquisa realizada pelo IBGE. O levantamento aponta que a perspectiva de vida no Brasil passou de 74,6, em 2012, para 74,9 anos em 2013. O estudo mostra ainda que as pessoas com 60 anos de idade ou mais estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho, dos 15 milhões de idosos no Brasil, aproximadamente 4,5 milhões permanecem no mercado de trabalho.

Muitos deles já são aposentados, mas trabalham para complementar a renda, ou optam por continuar no mercado, com o intuito de se manterem ativos. Segundo o diretor da rede de franquias de cursos de moda Sigbol Fashion, Aluizio de Freitas, existe muito preconceito na contratação da terceira idade, mas em alguns ramos eles são muito valorizados. “Apesar das empresas darem preferência a pessoas mais jovens, no segmento de corte, costura e confecção, existem muitas oportunidades de emprego, principalmente para os mais experientes. Atualmente, cerca de 10% dos alunos da Sigbol Fashion tem 60 anos ou mais”, ressalta.

Exemplo de idosa ativa, a franqueada da rede, Lucila Mara da Silva, que descobriu um câncer de mama aos 60 anos resolveu lutar contra a doença com todas as forças. “Queria abrir meu próprio negócio e procurava algo na área em que sempre atuei: a de costura. Em 2013 consegui realizar meu sonho e abri minha unidade da Sigbol em Osasco. Hoje percebo que a maneira de enxergar os desafios com maturidade é um grande diferencial, e isso só se conquista com experiência”, ressalta emocionada.

Serviços para o dia a dia
Com o rápido crescimento desse público, diversas empresas começaram a investir em serviços que facilitem o dia a dia dos idosos, principalmente daqueles que precisam de cuidados médicos. A Maria Brasileira – rede de franquias especializada em serviços de limpeza, cuidados e conservação em ambientes domésticos e corporativos – oferece em seu portfólio o serviço de cuidadores de idosos com atendimento generalizado, que vai desde cuidados de enfermagem até atividades de companhia. “Dentro do atendimento prestado passamos a oferecer um serviço segmentado de acordo com as necessidades dos clientes”, afirma o sócio diretor da Maria Brasileira, Eduardo Pirré.

O serviço de cuidadores de idosos é procurado, principalmente, por famílias em que há um idoso com Alzheimer, e também por pessoas que necessitam de companhia para as tarefas comuns do dia a dia. Pensando na segurança e saúde de seus clientes, a rede conta com mais de 300 profissionais qualificados e rigorosamente selecionados para prestar o atendimento nas residências.

A empresa também aposta na diversificação de seu portfólio de serviços para atender cada vez mais e melhor as necessidades de seus clientes com mais idade. “Em nossa base de clientes da terceira idade, podemos dizer que 28% desse público contrata os nossos serviços diversos, que vão desde limpeza até jardinagem. Já com relação aos cuidadores de idosos, 9% dessa base é responsável pelas solicitações de atendimento”, aponta o gerente nacional de operações da Maria Brasileira, João Pedro F. Lucio.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito