Empresário ministra palestra sobre franquias no próximo dia 23 em Salvador

Nesta sexta-feira, dia 19, começa a 27ª Franchising Fair, no Bela Vista Shopping, em Salvador (BA). O evento reunirá as mais diversas marcas do franchising do Brasil e milhares de visitantes assíduos por novos negócios, oferecendo ótimas opções de investimento nos mais variados segmentos da economia.

E para aqueles que visitarem a Feira e estão em busca de investirem em uma franquia, também terão a oportunidade de participarem de palestra (gratuita) com enfoque em franquias, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 23 de maio, às 20hs, no São Salvador Hotéis e Convenções.

A palestra será conduzida pelo empresário Henrique Mol, idealizador dos modelos de negócios de sucesso Encontre sua Viagem, Fórmula Pizzaria e Bidon Corretora de Seguros. Durante o evento, serão abordados modelos de negócios em franquias, que atuam em setores diferentes, apresentando aspectos sobre a empresa, mercado de atuação e oportunidades, modalidades de franquias, trabalho dos franqueados, rentabilidade e investimentos.

Poderão participar pessoas que estão buscando empreender por meio das franquias, onde vão ter a oportunidade de conhecer negócios totalmente diferentes com clareza, dando sustentação à sua escolha ou decisão de investimento.

O palestrante discorrerá sobre o atual Mercado de franquias; Crises e oportunidades que surgem em mercados com instabilidade econômica; Oportunidade nos mercados de Viagens e Turismo, Corretora de Seguros, Alimentação e Setor automotivo. “Essa é uma grande oportunidade para candidatos interessados em ter seu próprio negócio conhecerem de perto como funciona uma franquia, além de estarem lado a lado com empresários de sucesso em seus respectivos segmentos”, avalia Henrique Mol.

Mercado em expansão

Embora ainda sinta os efeitos do cenário macroeconômico, o mercado de franchising brasileiro começa a apresentar os primeiros sinais de recuperação. Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). No primeiro trimestre deste ano, a receita do setor cresceu 9,4% nominalmente em relação ao mesmo período de 2016. O faturamento passou de R$ 33,710 bilhões para R$ 36,890 bilhões.

“Trata-se de um desempenho bastante significativo ao observamos todo o contexto da economia brasileira e também em comparação aos resultados registrados no primeiro trimestre de 2016, quando a inflação medida pelo IBGE foi de 2,62%, um índice elevado para o período. Porém, o dado revela que a recuperação do ritmo de crescimento do franchising é gradativa, ainda abaixo de dois dígitos”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF. Já no acumulado de 12 meses, o faturamento teve uma alta de 8,8%.

Henrique Mol, diretor executivo da franquia Fórmula Pizzaria, ressalta que a cidade de Salvador tem alto potencial para receber a marca, que está chegando com tudo em solo baiano. Para o empresário, o mercado do Nordeste possui enorme potencial de crescimento. Em virtude disso, na palestra serão mencionados estudos em geomarketing que comprovam o potencial de instalação da rede na região. Somente a Fórmula Pizzaria tem expetativa de serem instaladas novas unidades em nove regiões da capital baiana, locais esses que abrangem mais de 200 mil habitantes.

Especialista no assunto

O mineiro Henrique Mol tem 32 anos, é casado, pai de um filho, e dirige três franquias de sucesso no país: Encontre sua Viagem, Bidon Corretora de Seguros e Fórmula Pizzaria. Em 2016, as três franquias juntas faturaram mais de R$ 70 milhões.

Enquanto algumas pessoas chegam aos 30 ainda sem saber qual carreira seguir, o dom nato para administrar levou Henrique para o caminho das certezas e o motivou a ser destaque em tudo aquilo que cria.

Desde muito cedo, com menos de 10 anos começou a vender flores no muro do prédio onde morava. Colhia no jardim do próprio prédio e vendia aos que passavam na rua. Pouco tempo depois, começou a vender na escola toalhas bordadas e pinturas em objetos de gesso feitos pela própria mãe. Aos 18 anos foi trabalhar na empresa do pai, onde atuava como responsável financeiro do negócio voltado à área de informática. Após dois anos atuando na empresa familiar, ele tomou a frente de seu primeiro negócio: uma empresa focada em publicidade para jornais de bairro, mas que acabou não dando muito certo. Em seguida, começou a trabalhar para uma empresa de tecnologia, onde era responsável pelo setor comercial. Em suas mãos, o negócio apresentou sinal de abundante crescimento. E nesta experiência, Henrique conheceu ainda mais o setor de turismo e necessidades que o comportava. Foi o ponto de partida e o início da jornada de sucesso que ele começará a construir em sua carreira profissional.

Turismo: Cenário promissor

O turismo brasileiro começou a apresentar sinais de crescimento do faturamento deste segmento. Dados da ABF revelam que este segmento apresentou a maior variação de crescimento nos meses de janeiro a março deste ano, com faturamento maior em 31% na comparação com o mesmo trimestre de 2016. O resultado expressivo demonstra a recuperação do segmento que nos primeiros três meses do ano passado havia registrado 15% de queda da receita. A maior estabilidade do dólar, a redução do endividamento das famílias também explicam a significativa expansão.

A franquia Encontre sua Viagem é prova desses resultados. Para Henrique Mol, diretor executivo da marca, 2017 promete ser um ano bem melhor na economia para venda de viagens e até para aqueles que estão em busca de um novo negócio, voltado ao turismo.

Na Encontre sua Viagem, é possível ter seu modelo de negócio home office, cujo investimento é a partir de R$3 mil. O home office, possui diversas modalidades que podem variar a taxa de franquia, chegando ao máximo de R$20 mil. A escolha fica a critério do franqueado. O lucro líquido mensal é a partir de R$5 mil, e o prazo de retorno estipulado entre 3 a 12 meses.

Para quem busca uma estrutura maior, a empresa oferece ainda a modalidade de negócio Loja. Neste, o investimento é de R$40 mil (taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação), lucro líquido de R$14 mil e o prazo de retorno de 12 a 14 meses. A rede possui mais de 500 franqueados.

Corretora de Seguros: Variedade de produtos

Imagine como seria bom e importante se para todas as despesas da família existisse um seguro, garantindo o pagamento das mesmas. Foi pensando nisso que o empresário Felipe Wichmann criou em 2011 a Bidon Corretora de Seguros, e em 2015, junto com o empresário Henrique Mol, inseriu o negócio no franchising, no qual os franqueados trabalham fundamentalmente com seguros nas áreas de: acidentes pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos, e o carro-chefe – seguros de automóveis. “Esse ainda continua sendo o serviço mais procurado!”, lembra Henrique Mol, diretor executivo da marca.

Além disso, a Bidon oferece carta verde, consórcios, previdência privada, finança locatícia, planos odontológicos e de saúde, e seguros de vida (individual e coletivo), residencial e de viagem.

O foco do negócio da Bidon Corretora de Seguros visa a retenção e fidelização de sua carteira de clientes. No entanto, isso só é possível, por meio do atendimento personalizado ao cliente. “Diante a necessidade de utilização do seu seguro, todo suporte é feito pela Corretora de Seguros, dando tranquilidade e comodidade ao cliente”, afirma o empresário.

Alimentação: Tradição à mesa

Queridinha dos brasileiros e popular, a pizza vem ganhando cada vez mais espaço. Foi pensando neste setor promissor que em 2016, o empresário Henrique Mol lançou no franchising a rede Fórmula Pizzaria, que além de produzir as pizzas tradicionais ainda oferece no mercado o calzone (pizza fechada).

O foco principal da rede é o serviço delivery. O cliente consegue fazer os pedidos por telefone, site, balcão da unidade e aplicativos como Ifood e Pedidos Já. E o retorno é muito atraente para quem não vê a hora de ter o dinheiro investido recuperado novamente. Segundo Henrique, o tempo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses, tendo um faturamento médio mensal de R$ 70 mil. A franquia conta com 9 unidades em operação.