Com pouco mais de 50 anos, Murillo Bueno de Araújo tinha uma carreira consolidada no setor moveleiro. Formado em Administração de Empresas, ele atuava na área comercial há mais de 30 anos e pesquisava oportunidades para empreender. Foi nessa época que o interesse pelo setor de energia começou a surgir.
Em suas pesquisas, Araújo se deparou com informações a respeito do crescimento significativo do mercado de energia solar fotovoltaica e resolveu se aprofundar no assunto. Questões como sustentabilidade, tecnologia e retorno do investimento fizeram com que ele decidisse investir na área e, para isso, foi em busca de referências. “Foi assim que cheguei à Blue Sol Energia Solar. Encontrei uma empresa sólida, consolidada no mercado, referência no setor e com líderes sérios. Tudo isso me deu segurança para investir nessa empreitada. Entendi que se fosse começar um negócio nesse segmento, precisava estar perto de quem realmente pudesse oferecer suporte e respaldo. Então resolvi investir em uma franquia da marca”, explica.
Araújo abriu sua franquia na cidade de Bauru, localizada no interior do estado de São Paulo, em parceria com Mônica Dabus. O investimento foi de cerca de R$ 300 mil. Há dois anos operando a franquia de energia solar, os sócios contam que já implantaram cerca de 70 sistemas para geração de energia solar fotovoltaica em residências e empresas da cidade. “Enxergamos um mercado enorme a ser explorado. Muitas pessoas não têm conhecimento a respeito da possibilidade de gerar a própria energia. Por isso, também estamos fazendo um trabalho de criação de cultura na população e mostrando todos os benefícios possíveis com a instalação de um sistema fotovoltaico em casa ou na empresa”, analisa Araújo.
Com faturamento médio mensal de R$ 160 mil e seis empregos gerados pela franquia instalada em Bauru, Araújo e Dabus seguem com o desafio de levar a energia solar aos moradores da região. O desejo de ambos é ampliar as vendas em até 60% e ajudar que os cidadãos bauruenses possam alcançar índices de até 95% na economia na conta de luz. Para isso, ambos seguem trabalhando na aquisição de mais conhecimento na área, não apenas para melhor atender aos clientes, mas para entregar projetos e sistemas ainda mais eficientes. “Entendemos que é possível seguir crescendo e dando tudo certo, quem sabe não partimos para uma segunda franquia Blue Sol Energia Solar, não é?”, analisam os sócios.
Segundo Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, os franqueados da rede são responsáveis pela frente comercial e instalação dos sistemas fotovoltaicos. A franqueadora desenvolve os projetos de acordo com a necessidade de consumo apresentada pelo cliente e planta do imóvel, além de providenciar os materiais necessários para viabilizar a instalação dos sistemas. Com 37 unidades, entre abertas e contratadas, em 17 estados brasileiros até o momento, a Blue Sol Energia Solar planeja fechar 2020 com 116 unidades entre abertas e contratadas. A rede prevê chegar à marca de 150 franquias em todo o país até 2025, com pelo menos uma unidade em cada estado da federação, além de 50 unidades em países da América Latina.