Franqueada da Calçados Bibi há oito anos, Erica Vilaça levou para a cidade de Franca, no interior de São Paulo, a segunda loja da marca que é pioneira e está há 73 anos no mercado calçadista infantil. Consumidora da rede, a empresária, que é psicóloga de formação, buscava por negócios que permitissem flexibilidade de horários para ter mais tempo nos cuidados com os filhos. Por conhecer os produtos e o propósito da Bibi em oferecer calçados que proporcionam o desenvolvimento saudável dos pequenos, investiu na franquia da rede junto com seu marido, Leandro Vilaça. Após anos administrando o negócio no principal shopping da região, a empresária aposta em sua segunda operação, agora em um ponto de rua, com objetivo de levar aos papais e mamães um loja mais exclusiva. Com abertura realizada em 28 de abril, a Bibi prevê crescimento de 60% em faturamento no município. A unidade está localizada na Avenida Paulo VI, no Jardim Alvorada, próxima de escolas e condomínios residenciais.
“Notamos uma oportunidade de estender o negócio para a rua, explorando um ponto estratégico na cidade. Com a pandemia, pudemos perceber que o hábito de consumo das pessoas foi modificado, já que alguns preferem agora ambientes ao ar livre para momentos de lazer. Como o shopping da cidade é de pequeno porte, entendemos que deveríamos ir para a rua em uma região perto de escolas e condomínios residenciais, visto que muitos clientes vão para o município vizinho em busca de uma outra experiência de consumo”, comenta Erica.
Com a abertura deste ponto, o casal Vilaça se torna exclusivo da Bibi em Franca. Ou seja, os produtos da marca só podem ser comercializados nas duas lojas franqueadas que são administradas pela Erica e Leandro. Após estudos junto com a equipe de planejamento e expansão da marca decidiu-se que a unidade localizada na rua terá horário de funcionamento distinto do que é prático na operação de shopping. A operação funcionará das 9h30 às 18h30, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h30 às 14h30, aos sábados.
Hoje a marca Bibi possui dois modelos de negócios, a loja Standard, com investimento a partir de R$ 580 mil, que foi criada para ser implantada em centros comerciais de capitais e grandes metrópoles. Já o conceito Light, com custo de R$ 450 mil, é indicado para cidades com, em média, 200 mil habitantes. Os valores de investimentos para as duas operações já incluem as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia. Atualmente, a Bibi conta com mais de 140 lojas no Brasil e na América Latina.
Setor de franquias cresce em Franca
Segundo estimativa dos dados da pesquisa do 4º trimestre de 2021 da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o município de Franca registrou um faturamento de mais de R$ 122 milhões durante o período. Além disso, o setor de franquias emprega mais de 2.700 pessoas na cidade e possui, atualmente, 328 franquias em operação, que atuam em diferentes segmentos.