Antes de fundar o Instituto Gourmet, Lucilaine Lima trabalhou informalmente por 7 anos vendendo doces caseiros e devido ao sucesso, resolveu estudar uma forma de repassar seu conhecimento, transformando suas receitas em um negócio de sucesso. “Costumo dizer que idealizei os cursos do Instituto Gourmet com a fórmula “7 anos em 1”, pois tudo que eu errei e aprendi nesse período, pude facilitar para os alunos em cada módulo, com o objetivo de torná-los empreendedores e gestores em potencial”, afirma.
Hoje, o Instituto Gourmet é uma das maiores redes de franquias focadas em educação gastronômica, pois oferece um ensino qualificado com técnicas da cozinha clássica e contemporânea, de forma atual e descontraída e está presente nos setores que mais crescem no país: franquias, educação e gastronomia.
“Essas áreas estão em constante crescimento devido à sua capacidade de abrir campos de diversas formas. Então, só penso em investir cada vez mais na qualidade e no crescimento do setor”, completa Lucilaine.
Começar o próprio negócio pode ser um desafio e mesmo a gastronomia sendo um segmento competitivo, há muitas formas de faturar e empreender no setor. Veja abaixo as dicas da empresária, para ter um negócio de sucesso:
– Quando queremos empreender é preciso foco e organização. É importante ter uma meta clara e um prazo para ela. Escreva sua meta e deixe-a visível, para que você se lembre dela sempre.
– Com as metas bem traçadas, é importante saber gerir o seu negócio. Ter gestão também é primordial, você deve saber para onde está seguindo, o que deseja, aonde quer chegar, não dá para ser de qualquer jeito. Então, Planejamento e organização são fundamentais.
Lucilaine também ressalta a importância de estar apaixonado pelo que se faz.
– Coloque muito amor no seu negócio. Esse foi o maior segredo do Instituto, cada aluno sente esse pertencimento, cada colaborador sente como se estivesse “em casa”, é nesse ambiente de paixão pelo que fazemos que construímos nossa trajetória.
– E por fim, querer montar um negócio, não é o suficiente. É importante analisar todas as possibilidades de mercado, de acordo com seu orçamento, qual a melhor opção para sai ideia de negócio.
Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising – no segundo trimestre deste ano, o faturamento do setor de franquias atingiu o número de 43,122 bilhões de reais, um aumento de 5,9% em comparação com o ano anterior.
Lucilaine acredita que essa retomada de fôlego, tem relação ao fato de que o brasileiro consegue ver oportunidade diante a crise. “Hoje a busca de capacitação é a chave principal do crescimento para qualquer profissional, por isso acreditamos na importância do Instituto Gourmet. Nosso método é único, pois focamos no aluno empreendedor.”