Empresa gaúcha de vendas diretas aposta em produtos licenciados para crescer

Ações com influencers e catálogos diferenciados também são apostas da empresa

O mercado de franchising no Brasil apresentou os primeiros sinais de recuperação, mesmo com os efeitos do cenário macroeconômico, é o que aponta a ABF – Associação Brasileira de Franchising na realização da  Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor. Dados mostram que no primeiro trimestre deste ano, a receita  cresceu 9,4% em relação ao mesmo período de 2016. O faturamento passou de R$ 33,710 bilhões para R$ 36,890 bilhões. Atualmente, são registradas 142.673 unidades de franquias no País.

O potencial de vendas porta a porta fez a Golfran, empresa gaúcha, investir em produtos licenciados com personagens infantis, um nicho de mercado que ajuda a alavancar as vendas, mesmo frente a grande maioria do mercado preferir produtos mais em conta.

“Itens como lençóis, edredons e toalhas de banho licenciadas agradam em cheio as crianças, afinal as meninas adoram a Barbie e as princesas Anna e Elsa do filme Frozen, da Disney. Os meninos gostam muito dos super heróis, como o Batman, Homem Aranha, os divertidos Minions, Kung Fu Panda, entre outros,  que deixam a criançada apaixonada e tornam o dia a dia mais divertido”, afirma Kimberly Cavalli, Gerente de Marketing e Analista de Produto da Golfran.

Além destes produtos, que ajudam elevar as vendas, é necessário criar constantemente novas estratégias para manter um bom relacionamento com os clientes. Por exemplo, os franqueados e consultores da empresa têm a seu favor os treinamentos, incentivos de vendas, as convenções regionais, as mídias digitais, as feiras e ainda contam com catálogos de alta produção, o de Joias se destaca pelas peças em tamanho real, com detalhes em verniz e relevo. ”Produzimos o catálogo para que o cliente tenha a sensação de tocar nas peças, já o  Baby é olfativo e todas as páginas têm o cheirinho de bebê”, diz Kimberly Cavalli.

Uma ação expressiva do Marketing da Golfran foi feita com o catálogo de Joias, tendo como estrela a top blogger influencer do País, Lalá Noleto. Outra iniciativa foi a produção do catálogo Slim, uma versão reduzida do  Fianceé, com produtos selecionados para deixar as compras ainda mais atraentes e preços que cabem no bolso.

Atualmente, o número de franqueados da Golfran é de 132, espalhados nos estados brasileiros. No ano passado, a empresa conquistou 22 novos franqueados em todas as regiões do Brasil. As praças estratégicas foram Minas Gerais, com a abertura de 6 novas unidades, em São Paulo o número é de 4, e no Rio de Janeiro e Espírito Santo, respectivamente uma em cada cidade. O crescimento em unidades de franquia da marca foi de 19% em 2016.

“Hoje, o setor é um dos mais estáveis diante das incertezas socioeconômicas e um dos que mais gera riqueza para o país. Acredito tanto nesse segmento que instituímos a Universidade Golfran que se dedica a treinar e inspirar  as pessoas no empreendedorismo, “, explica Gotardo Cavalli, CEO da Golfran, que espera neste ano  atingir um crescimento de 33% no faturamento  empresa.

A Golfran possui o maior catálogo de vendas diretas da América Latina. São mais de 30 anos nesse ramo de vendas diretas. Os franqueados investem em treinamento e marketing, uma vez que a linha de produtos é composta por mais de 7 mil itens, distribuídos em três catálogos: Fianceé, Joias e Baby, lançados 2 vezes ao ano, com uma grande variedade de produtos de cama, mesa e banho, lingeries, calçados, decoração, utilidades domésticas, vestuário, artigos para bebês, joias e muito mais.