Na adolescência, Hamilton Pereira Correia auxiliava o pai na manutenção de relógios de pontos e dava início, assim, a uma carreira empreendedora. O que ele não imaginava era que, hoje, com 39 anos, seria fundador da rede de franquias Uni Açaí. A marca – associada da ABF (Associação Brasileira de Franchising) –, que possui 22 franquias instaladas pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, faturou, em 2016, cerca de R$ 10 milhões. Antes de ter uma trajetória consolidada no mercado de franchising, Correia foi de mototaxista a dono de uma pequena loja de calçados. Entretanto, na época, o empreendedor queria ir além e investir em um negócio rentável no setor de alimentação, mas que fosse ligado à saúde.
Em 2014, após pedalar durante uma tarde ensolarada, em Araçatuba (SP), acompanhado da mulher dele, Yasmin Villar, resolveu saborear um açaí. Ambos são apaixonados pela fruta. Ao notar o movimento do estabelecimento e o atendimento insatisfatório por conta da desmotivação aparente dos funcionários, Correia enxergou a oportunidade de realizar o seu sonho de empreender na área de alimentação. Em menos de dois meses, abriu a primeira loja da Uni Açaí, em frente a uma faculdade da cidade.
Visionário, mas sempre com os pés no chão, o empreendedor fez questão de abrir uma segunda unidade, em outro ponto de Araçatuba, para entender a dinâmica do mercado e a rentabilidade do negócio. Debruçou-se em estudos, pesquisas e viu, na prática, a melhor maneira para alcançar metas e inovar em sua área. Foi então que padronizou todo o layout das unidades, criando um ambiente clean e com cores alegres. Investiu na qualidade dos produtos e no atendimento personalizado. O resultado não poderia ser outro: sucesso na certa, o que significaria o pontapé inicial da rede de franquias, que possui atualmente 22 franquias nas cidades de São José do Rio Preto (3), José Bonifácio (1), Votuporanga (1), Mirassol (1), Catanduva (1), Ribeirão Preto (1), Araçatuba (3), Araraquara (1), Birigui (1), Dracena (1), Osvaldo Cruz (1), Andradina (1), Marília (1), Adamantina (1), Presidente Prudente (2), Santa Fé do Sul (1) e Campo Grande (1), em Mato Grosso do Sul. Outras franquias serão inauguradas ainda neste ano em Olímpia (SP), Jaú (SP), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Jabuticabal (SP), Birigui (SP) e Três Lagoas (MS). “Muitos sonham em ter o próprio negócio, mas sentem a falta de experiência administrativa. No entanto, é papel da franqueadora oferecer todo o suporte necessário, o que praticamente zera os riscos de o investimento dar errado. Mas, é preciso seguir à risca todas as orientações e normas da franqueadora”, afirma ele, ressaltando que o investimento inicial para ser um franqueado da Uni Açaí é a partir de R$ 150 mil.
Sabor e textura
O empreendedor também alerta para outro fator que tem contribuído para o crescimento notável da rede. “A essência da Uni Açaí está pautada em dois pilares: sabor e textura dos produtos. A nossa matéria-prima vem do Pará – estado que lidera a produção da fruta no Brasil – e é processada em uma distribuidora em Araçatuba, que conta com máquinas importadas e equipe especializada no preparo e armazenamento correto do açaí. Dessa forma, garantimos a procedência e a qualidade comprovada dos produtos oferecidos em todas as nossas franquias”, afirma ele. Os valores dos produtos variam entre R$ 5 a R$ 29, de acordo com o tamanho do recipiente – copo, tigela ou barca – e quantidade de acompanhamentos, que vai desde frutas frescas – principalmente banana, kiwi e morango –, leite em pó e até sorvete.
Especialistas afirmam que a fruta é um acelerador muscular natural, atua como redutor do colesterol e, claro, fonte de energia para atletas. O açaí é fonte de proteínas, cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, B1, B2 e C.
Sobre o franchising no Brasil, o empreendedor destaca que é um modelo de negócios que cresce a cada ano e se manteve imune às incertezas econômicas. “Independentemente da cidade ou qual tipo de franquia – até mesmo uma microfranquia –, é importante se preparar antes de empreender. Não basta gostar de uma área ou simplesmente, no nosso caso, de açaí. É preciso conhecer mais detalhadamente o modelo oferecido pela franqueadora, o mercado e a matéria-prima, e pesquisar sobre a concorrência, fazendo cursos de capacitação para melhorar a gestão, bem como a atuação no segmento. E, claro, investir em comunicação e se dedicar muito para o sucesso do negócio”, ressalta o fundador da Uni Açaí.