Em ritmo de expansão acelerada, Sorridents atinge a média de abertura de cinco unidades por mês

A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, com quase 25 anos de atuação no mercado brasileiro, inaugurou em julho sete unidades em Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. No estado paulistano, as novas unidades foram instaladas no Rio Pequeno, São José do Rio Preto, Mauá, Vila Missionária e Cajamar. No estado carioca, o bairro da Tijuca foi a região escolhida para ter a nova operação. Já em Fortaleza, a nova clínica funciona no centro do estado. Com essas inaugurações, a Sorridents alcança o número de 329 clínicas odontológicas no Distrito Federal e 15 estados brasileiros.   

Novos franqueados

A empreendedora Janaína Faria, 32, da clínica do Rio Pequeno, segue rumo à segunda unidade Sorridents. A primeira foi inaugurada em 2016, no Bonfiglioli. Os bons resultados do primeiro negócio geraram o interesse para a abertura de um novo ponto. “Eu vi que realmente dava para fazer um trabalho de qualidade junto à Sorridents, já que é uma marca forte e reconhecida no mercado de franchising e, claro, odontológico”, informa a franqueada.

Patricia Groke, 53, é a responsável pela nova unidade em Fortaleza. A empresária já tem três outras clínicas Sorridents no estado. Trabalhava em outra bandeira quando conheceu a Sorridents no próprio estado e a infraestrutura e profissionalização do negócio chamou a atenção da dentista. Ao buscar mais informações, viu que a organização, assessoria, marketing e toda a parte administrativa de uma franquia era um formato mais seguro para investir. “Estudei bastante antes de tomar esta decisão e hoje já estou com três unidades”, ressalta a empreendedora.

No Rio de Janeiro, Leonardo Mocores, 42, é quem representa a nova unidade no bairro da Tijuca. O empreendedor trabalha como tabelião e conheceu a Sorridents por meio de sua noiva, Juliana Gehlen Walcher, 33, que já tinha trabalhado na franquia como dentista. Mesmo com as referências da noiva, ele fez questão de estudar o mercado. “Dentre as redes de franquias que pesquisamos, gostamos muito da Sorridents, da apresentação, suporte, marca e ficamos convencidos de que essa seria a melhor opção e, com certeza, acertamos na escolha”, ressalta. Este é o primeiro negócio do empreendedor. Como ponto desafiador ele ressalta a contratação da mão de obra na área administrativa. Mas acionou os recrutadores da rede que prontamente foram até a unidade para auxiliá-lo nesta questão.

A empreendedora Bruna Vitório, 28, caminha para a 6º unidade Sorridents com a inauguração da clínica na Vila Missionária. A primeira unidade foi inaugurada em 2015, em Yervante, na Vila Joaniza. Ela atuava como dentista na rede e tinha vontade de ter o próprio negócio. Como sempre mostrou-se esforçada e com bom relacionamento com os pacientes, os próprios sócios da rede a orientaram sobre os primeiros passos para a realização deste sonho. Com o auxílio financeiro da mãe, conseguiu o investimento inicial para começar. Hoje gerencia seis unidades, mas pensa em abrir outras clínicas da marca.  

Além das regiões mencionadas, Cajamar, Mauá e São José do Rio Preto também receberam unidades Sorridents no último mês.

As metas da marca são baseadas no potencial dos mercados do franchising e da odontologia, normalmente, uma ótima opção para investir mesmo em períodos de crise. O setor de franquias, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising, mostrou que nos últimos 12 meses o setor cresceu 6,9%, passando de pouco mais de R$ 168 para quase R$ 180 bilhões. Para 2019, a ABF espera um crescimento entre 8% e 10% em faturamento para o setor e 5% em geração de emprego. Em relação à posição da Sorridents no setor, ela está entre as redes mais premiadas do segmento de saúde e bem-estar e é a única marca de franquias de clínicas odontológicas que virou case de estudo na americana Harvard Business School, a mais importante escola de negócios do mundo. Em seu histórico está o prêmio de Selo de Excelência da ABF e o de Franquia 5 Estrelas, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.