O Doutor que deixou o consultório dentário para criar uma rede de mais de 150 franquias odontológicas. Esse é Fernando Massi, que juntamente com 4 colegas de faculdade, percebeu que não iria muito longe se continuasse esperando pacientes com dor de dentes entrarem em seu consultório. Perguntavam-se como estariam em 5 ou 10 anos? Qual a segurança que teriam em suas vidas se seguissem pelo caminho onde estavam? A Odontologia estudada todos os anos era só isso? Como planejariam o futuro? Em quanto tempo eles teriam as coisas com as quais sonhavam? Era isso mesmo o que queriam para eles? E se ficassem doentes? Tirassem férias? Quanto mais teriam que trabalhar para ganhar dinheiro?
Ao analisar o seu mercado de atuação, percebeu que somente 5% da população vão ao dentista regularmente e que havia uma outra grande fatia – os 95% restantes, que precisavam de algum incentivo para ficarem com o sorriso mais bonito. Por outro lado, inúmeros dentistas com grandes folgas nas agendas, aguardavam por uma conscientização de que cuidar dos dentes deve ser um hábito. Ele e seus colegas – uma delas se tornou sua esposa – então pensaram: como podemos unir esses dois públicos (população que não cuida dos dentes e dentistas ociosos)?
Foi aí que resolveram abrir uma clínica de ortodontia em Londrina, Paraná: a Ortodontic Center. Num espaço de 80 m2, atendiam em 3 cadeiras com 3 ortodontistas contratados. O novo formato deu tão certo que, em apenas 8 meses, eles tiveram que alugar um novo imóvel, bem maior, com 600m2 e 8 cadeiras. A clínica já tinha mais de 800 pacientes.
Em 2005, os sócios abriram a primeira franquia e não pararam mais. Com empreendedores à frente das clínicas, vários dentistas eram contratados para cumprir a agenda mensal de cerca de 100 novos contratos por mês em cada unidade e iniciaram uma série de campanhas junto aos pais de crianças e adolescentes, com preços especiais para pagamentos mensais, que permitiam o reparo estético dos dentes, até mesmo para famílias de baixa renda. Hoje, são os franqueados que têm sorriso de orelha a orelha. O faturamento médio mensal de uma unidade é de R$ 200 mil, com uma lucratividade de 20%.
Mas montar uma clínica odontológica não era para qualquer bolso. Um franqueado tinha que desembolsar cerca de R$ 500 mil para uma nova franquia, devido, principalmente, aos elevados custos com o ponto comercial, que precisa ser de grande visibilidade, em locais com grande concentração de pessoas, reformas e equipamentos. Este ano, com a reestruturação que criou a franquia “Chave na Mão”, uma nova unidade da Ortodontic Center custa apenas R$ 71 mil para o franqueado. Entre as principais mudanças na rede está a entrada de investidores imobiliários, que vão permitir a redução do investimento, já que cerca de 80% de todo o investimento de uma franquia estão direcionados ao imóvel.
Em 2015, foram 47 franquias comercializadas e 55 inauguradas. Com isso, a Ortodontic Center, que contabilizou um faturamento de R$ 81,5 milhões em 2014, apresentou um crescimento de 16% em 2015. Segundo Fernando Massi, a empresa está ainda mais confiante para 2016. “Este ano, além das 47 unidades já comercializadas que iremos inaugurar, pretendemos vender mais 28 novas franquias e aumentar nosso faturamento em 59%”, explica.
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