Converter escolas tradicionais em bilíngues. Essa é a proposta de negócio da rede Brasil Canadá, franquia que tem como sócios o fundador e empresário Beto Silveira, o cantor e compositor Rogério Flausino, da banda Jota Quest, e o Grupo Kalaes, holding com 24 anos de experiência no segmento.
O colégio Brasil Canadá existe há 18 anos, em São Paulo. Com a entrada no franchising, os diretores de escolas particulares têm a oportunidade de renovarem a metodologia educacional de sua instituição. Orientados pela marca, as escolas podem obter novos resultados por meio da transferência de um método de ensino canadense, país onde a educação bilíngue existe há anos). O negócio vai desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental.
“Cresceu a procura por escolas de ensino bilíngue no Brasil, não apenas pela vantagem de falar outra língua, mas pelos benefícios que seu aprendizado proporciona”, comenta Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo.
Estudos demonstram que aprender um novo idioma na infância promove também melhoras no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Além disso, estima-se que o mercado de educação dos setores público e privado, em todos os níveis, movimenta mais de R$ 134 bilhões ao ano no país. Desse total, o ensino de idiomas fatura mais de R$ 35 bilhões. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017, o segmento de educação cresceu 5,6% em faturamento, número que tende a aumentar devido à carência educacional do Brasil.
Sócios regionais
O Brasil Canadá atua em todo Brasil por meio de Franqueados Masteres, que são sócios regionais, responsáveis pela expansão, operação e implantação da metodologia.
Alguns dos benefícios às escolas franqueadas são o apoio comercial para captação de novos alunos, assistência pedagógica na implementação, aumento na retenção de alunos; formação continuada de docente; material didático próprio no ensino infantil; aplicativos sócio-emocionais e projetos maker.
Para se tornar um Franqueado Master não é necessário possuir um colégio no início do negócio. Atualmente a marca possui um Colégio conceito e próprio desde 2000, localizado na Rua Airosa Galvão, 127 em São Paulo. Em 2018, a franquia planeja ingressar em dez unidades. A meta faz parte de um plano para atingir, em cinco anos, 550 escolas, 115 mil alunos e um faturamento anual acima de R$ 125 milhões.