Ecomind: Euro Colchões lança linha sustentável

Referência nacional na criação de soluções de bem-estar, conforto e saúde, a Euro Colchões lança a linha EcoMind, com conceito e matérias-primas sustentáveis.

Os colchões dessa linha são exclusivos e produzidos com tecidos que contêm fios Repreve, marca mais confiável em fibras recicladas de alta performance no mundo, fabricado pela UNIFI – empresa têxtil americana que desenvolve fibras de desempenho sustentável para ajudar a proteger o planeta. Sua composição possui garrafas PET recicladas, coletadas a 50 km da costa de países ou áreas que não possuem sistemas formais de reciclagem, com alto risco de serem despejados no mar, impactando toda a vida marinha. A solução protege o ecossistema e lida com a raiz do problema, já que cerca de 80% dos plásticos que fluem para os oceanos são provenientes da costa.

A linha inovadora incorpora a preocupação e o compromisso com o planeta em cada camada do colchão. Além do tecido, em toda a concepção dos produtos foram utilizados materiais sustentáveis: espumas – produzidas na fábrica da Euro, possibilitam o reaproveitamento para uma nova espuma, reduzindo os resíduos e deixando a produção mais sustentável; molejo – responsável pela sustentação e estabilidade do colchão, o molejo é feito de aço que é fornecido pela maior recicladora de ferro de toda a América Latina; mantas de fibras e colas – parte da composição das mantas de fibras é feita com garrafas PET recicladas. Já a cola não possui solventes, evitando a emissão de vapores e protegendo a atmosfera. Cada colchão usa em sua confecção o equivalente a 61 garrafas PET; 1,5 kg de sucata retirada de ferros velhos; e 3,5kg de refugo de confecção reaproveitados. A expectativa da empresa para o primeiro ano é de reciclar 300 mil garrafas PET; 7 toneladas de sucata de ferro; e 17 toneladas de resíduos de tecidos.

“Os brasileiros estão cada vez mais conscientes em relação ao consumo e, há algum tempo, buscamos novas soluções para o desenvolvimento de produtos que gerem cada vez menos impacto ambiental no planeta em que vivemos. A jornada rumo a um futuro sustentável é longa, mas essencial e necessária, e precisa começar já.  O lançamento da linha EcoMind é um divisor de águas na Euro Colchões, sendo o primeiro passo no movimento de trazermos esse conceito para os nossos produtos. Nossa missão é cuidar do amanhã sem abrir mão de uma ótima noite de sono”, diz Mauricio Aballo, presidente da empresa.

A linha EcoMind é composta pelos colchões Noronha (conforto firme), Capri (conforto intermediário) e Bali (conforto macio). Todos os produtos possuem, também, a tecnologia Euro Probiotic, com proteção natural contra ácaros. A expectativa da marca é, em breve, ampliar a linha com o lançamento de outros produtos sustentáveis.