Dona Resolve busca expansão no Estado de Minas Gerais e aposta na Franchising Fair como 1º passo

Publicado em 20/08/2018 por Imprensa

Potencial da região desperta interesse de franquias

O setor de franquias é um mercado que não para de crescer. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento já faturou R$ 40,734 milhões no segundo trimestre de 2018, uma alta de 8,4% frente ao mesmo período do ano passado. A mesma pesquisa mostra ainda o resultado do 1º semestre, que por sinal também foi positivo: o desempenho resultou num crescimento de 6,8% quando comparado com o mesmo período de 2017, o que equivale a um faturamento de R$79,496 bilhões.

Diversas regiões do país acolhem, a cada dia, mais redes brasileiras. Minas Gerais é uma deles. O estado apresenta um mercado potente e atrativo, por isso, é o terceiro com maior participação por faturamento entre os estados e também o terceiro em quantidade de unidades (dados também apresentados pela ABF).

Busca por expansão

A Dona Resolve, rede de franquias especializada em limpeza e facilidades domésticas, mira o local para expandir sua marca que hoje conta com aproximadamente 30 operações. E como estratégia para tal, participará da Franchising Fair que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

“Minas possui grandes centros de referência econômica, e com isso, gera oportunidade por demanda de serviços. Ainda mais quando o setor de serviços tem um importante destaque no número de trabalhadores. Com certeza para a Dona Resolve é uma chance de crescimento, por isso, já iniciaremos nosso plano de expansão por meio da feira. É a chance de mostrarmos o nosso negócio para quem busca um investimento. Temos grandes expectativas”, explica Paula Roberta, gerente nacional da marca.

A franquia já possui por lá três unidades ativas que atendem 10 cidades. Até o fim do ano, a pretensão é de conquistar mais cinco, três durante a feira e as outras oriundas da participação (pós-feira). Apesar do plano de curto prazo para o médio e longo, a rede já estuda as cidades de mais interesse, e além da capital, a Dona Resolve está de olho em cidades como: Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Divinópolis, Montes Claros, Sete Lagos, Poços de Caldas, Patos de Minas, etc.  “Municípios que apresentam mais de 100.000 habitantes são interessantes para nós, pois já tem uma demanda certeira”, explicou a gerente.

Planejamento

Paula explica que há algum tempo vem se planejando para crescer em terras mineiras. Tanto que seu grupo de profissionais já está trabalhando a comunicação e negociação com investidores da região mesmo antes da feira. Ela explica que o evento será o momento de fazer os alinhamentos finais das negociações e seguir com fechamento de novos contratos de franquia.

E após a participação na Franchising Fair, a ideia, segundo a profissional, é ter uma divulgação mais forte para buscar novos franqueados. “Acreditamos no potencial do mercado mineiro e iremos seguir com acompanhamento destes novos franqueados para um melhor atendimento aos clientes, suporte na gestão do negócio e divulgação da marca”, explicou.

Modelo de negócio

Com modelo de negócio micro, a Dona Resolve possibilita ao investidor optar pelo Home Office ou Loja Física. Para o primeiro, o valor de investimento inicial é a partir de R$44 mil (capital de giro + taxa de franquia), já o segundo, a partir de R$54 mil (capital de giro + taxa de franquia + taxa de instalação). Em ambos os casos o faturamento bruto é de R$20 mil, e o lucro líquido de 18% a 22% sob o faturamento.

Hoje a Dona Resolve oferece serviços desde limpeza residencial e comercial (conhecida como faxina) até especializadas como: limpeza pós-obra, limpeza pré-mudança, tratamento de pisos, lavagem de estofados, impermeabilização de estofados, limpeza e revitalização de couro, higienização (estofados, carpete, tapetes e colchão). E além dessas, foi agregado no portfólio, serviços de cozinheira, passadeira, personal organizer, dog walker, churrasqueiro, dentre outros.

Essa gama de opções surgiu com a ideia de proporcionar conveniência ao cliente, que pode encontrar soluções de limpeza em uma única empresa. “Com a gente, o consumidor pode realizar uma combinação de serviços de forma a ter sua casa ou empresa sempre limpos e com ambiente agradável. Essa variedade é também uma boa opção para investidores que buscam uma marca de franquia que lhe permita evoluir em termos de portfólio de serviços e consequentemente, em resultados”, finaliza a gerente.

Oportunidades que atraem

A Dona Resolve faz parte da holding EFFE Franchising, que também gerencia a marca Doutor Resolve. Esta última atua no mercado de construção civil com serviços que vão desde simples reparos até a construção. De olho nas oportunidades de Minas, a franquia não abre mãe de participar da Franchising Fair.

Ao todo a marca possui mais de 50 unidades pelo Brasil, três delas em Minas Gerais. Porém, a expectativa é de que com o evento haja a prospecção de pelo menos nove novas unidades.

Assim como a Dona Resolve, a Doutor Resolve também atua com os modelos de negócio home office e loja física. A home exige o investimento inicial a partir de R$ 53 mil (capital de giro + taxa de franquia) e a loja de R$ 63 mil (capital de giro + taxa de franquia + taxa de instalação). O faturamento bruto dos negócios  é de R$30 mil, e o lucro líquido de 18% a 22% sob o faturamento.

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Palavras-chaves: Franquias de serviços , Dona Resolve , Franchising Fair