O momento é promissor para o segmento de limpeza e conservação no mercado de franquias. Serviços terceirizados de limpeza são cada vez mais procurados pelo público, o que destaca um aumento de 11,6% de operações deste segmento no quarto trimestre de 2024, conforme recentes dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento do setor em 2024 superou R$2 bilhões.
Neste cenário, a Dona Help, franquia especializada em limpeza residencial e comercial, se destaca como um modelo de negócio em ascensão. Sendo uma empresa de serviços de limpeza e cuidados domésticos em expansão desde meados do ano passado, a rede acumula 16 unidades franqueadas em apenas seis meses de operação no franchising.
As unidades franqueadas estão presentes nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo, e para o primeiro semestre de 2025 são esperadas mais quatro inaugurações de unidades.
Para a fundadora e CEO, Jéssica Ramalho, o crescimento do segmento de limpeza e conservação no mercado de franquias se reflete no resultado positivo da empresa. O estímulo do setor aponta objetivos arrojados para o futuro da Dona Help. A meta dos gestores para 2025 é conquistar 150 unidades franqueadas até dezembro e marcar presença nas principais regiões metropolitanas e capitais do país, principalmente em cidades como São Paulo, Recife, Curitiba, Brasília e Manaus.
“Com um modelo de negócios acessível e a crescente demanda por serviços de limpeza, a franqueadora busca se consolidar como referência no setor, expandindo sua atuação e criando, em média, 12 novas oportunidades para empreendedores a cada mês”, diz Jéssica.
De olho nos grandes centros
Por se tratar da terceirização de serviços essenciais, observa a CEO, há possibilidade de expansão para capitais e os grandes centros urbanos de todas as regiões do país, considerando que estas são regiões estratégicas. A alta demanda por serviços de limpeza, impulsionados pelo ritmo acelerado de vida, o crescimento de condomínios residenciais e a necessidade de terceirização em empresas são motivos que favorecem o crescimento da franquia.
A expectativa é encerrar 2025 com um faturamento acima de R$4,6 milhões e alcançar 150 operações comercializadas.
Para Jéssica, a projeção é possível pelo trabalho cuidadoso da marca com sua rede de franqueados e, principalmente, pelo apoio contínuo aos investidores e oferta de know-how completo. Segundo ela, esse incentivo se reflete no bom desempenho dos franqueados. “Nosso modelo de negócio oferece o apoio necessário para que os franqueados possam se conectar com os clientes e maximizar suas oportunidades de venda”, reforça.
Franquia barata e lucrativa
O apoio ao franqueado, somado ao cenário promissor do segmento de limpeza, tem como efeito o retorno rápido dos investimentos da marca. De acordo com último levantamento da empresa, todas as unidades franqueadas atingiram ponto de equilíbrio, ou seja, faturamento necessário para cobertura de custos e despesas, em 3 meses de operação, retorno acima da média esperada.
“Oferecer um suporte de qualidade para o franqueado é fundamental para o sucesso da rede como um todo. Um suporte eficaz ajuda a construir a confiança e a satisfação do franqueado, garantindo que ele se sinta apoiado em cada etapa do processo”, diz Jéssica Ramalho.
O que explica a conquista do mercado de franquias Dona Help é a possibilidade de investimentos a partir de R$41 mil em mobilidade home based. Aliado a este fator, a entrega de know-how completo pela franqueadora é uma das explicações para o bom resultado de empreendedores franqueados.
Hoje, o faturamento bruto médio das franquias Dona Help gira em torno de R$100 mil, sendo esperado 30% de lucro líquido mensal sobre o valor.
Como diferencial, a franqueadora traz o Programa de Gestão Acompanhada para empreendedores. Este suporte aos franqueados oferece treinamento completo de serviços e operações, consultoria contínua para otimização de processos, assistência administrativa em gestão financeira e recursos humanos, além de apoio em marketing e vendas.
Com o suporte da franqueadora, através das mentorias e capacitações, o franqueado tem maior respaldo para elaborar estratégias de atração de clientes e aumento de vendas.