Do interior para o Brasil, programa de capacitação da SMS Digital fortalece sua marca em todo o país

A expansão do setor de franquias no Brasil vem contribuindo para a qualificação da mão de obra tanto nos grandes centros quanto nas cidades do interior do país. No intuito de garantir o sucesso da reprodução de seus modelos, manter a qualidade do serviços e assim fortalecer a marca, as franquias apostam fortemente em treinamento e capacitação de franqueados.

Por meio do método, as franqueadoras abordam técnicas que vão além do básico, elas colocam em discussão a ética, valores e conceitos que estão englobados à essência da mesma.

Características que as tornam únicas no mercado.
A SMS Digital, rede de franquias especializada em comunicação via SMS, sediada em São José do Rio Preto (SP), tem 150 unidades por todo o Brasil, e para garantir que a qualificação da franqueadora seja mantida a cada cliente final, compartilha com os franqueados seus modelos de gestão de sucesso.

De acordo com Kawel Lotti, diretor executivo da marca, a prática é adotada pela SMS desde sua criação em 2012. “Sempre nos preocupados em oferecer esses mecanismos; principalmente ações que valorizem nossos stakeholders. Sabemos que para o resultado ser positivo, cada franqueado precisa entender bem sobre nossa empresa, produto e a forma de venda. Ele precisa dominar tudo o que permeia o negócio”, explicou.

Treinar para capacitar
De uma forma bem dinâmica, a franquia apresenta todo o seu negócio durante três dias ao novo investidor. Esse período é definido como o programa de TNF – Treinamento de Novos Franqueados.

Ocorrendo sempre na matriz, todas as áreas de suporte são envolvidas, desde as operações comerciais ao TI, financeiro, expansão, marketing, jurídico e atendimento. Denominados como facilitadores; o diretor de expansão e os gerentes de operação, marketing e atendimento, ensinam todos os temas que irão nortear a rotina comercial do franqueado, ou seja, o institucional, os produtos e serviços, o mercado de atuação, abertura de franquia, a atuação no franchising, ações de suporte, a rede como um todo, e os cases de sucesso.

No segundo dia de treinamento a franquia atua de uma forma um tanto quanto diferenciada, mas que agrada e recebe elogios de quem já passou pelo treinamento da rede. “Nós oferecemos um jantar confraternização, e durante esse tempo, informalmente oferecemos várias dicas de negócios. Algumas vezes, recebemos pessoas que conduzirão pela primeira vez um empreendimento. Nós temos profissionais com know-how de mais de 20 anos, e com isso temos o cuidado de passar toda nossa experiência de diversas formas, essa até mais agradável”, ressaltou Lotti.

Ao fim do terceiro dia, todos os envolvidos com o treino se reúnem para uma “mesa redonda”. “Neste momento é oferecido ao novo membro a oportunidade de realizar quantas perguntas quiser, para anularmos todas as dúvida. Para participar dessa conclusão, convidamos um franqueado que já esteja atuando para também compartilhar o conhecimento com os colegas novatos. Quando não é possível realizarmos presencialmente o fazemos por áudio conferência”, explicou o diretor.

Treinamento constante
Mas pensa que acabou? Está apenas começando. A SMS não só oferece essa capacitação ao novo investidor, mas também mantém um programa de acompanhamento, este que é definido como PAC – Programa de Acompanhamento aos Franqueados.

De acordo com Kawel, essa nova fase tem a duração de 90 dias. “A área de operações separou os franqueados utilizando o indicador de performance de vendas. Foram criados os “Times”, que os separamos como: time V1. V2. V3 e assim consecutivamente. Esse V, vem de vermelho, o que significa franqueados abaixo da média de vendas. Justamente quem precisa de mais auxílio e respaldo”, relatou.

E a forma de trabalho conta como a ajuda de todos. “Enviamos um email comunicando a estreia do TIME e junto a ele, fotos de cada participantes e sua área de atuação pra que todos possam se ajudar.” A área de operações fica responsável por enviar semanalmente materiais de apoio por segmento de mercado (aplicações do uso do SMS e sugestões de modelos de textos).

Na sequência, a SMS fala com os franqueados todas as quintas-feiras para receber um feedback da semana. “Mediante seu relato vamos respondendo aos TIMES de forma coletiva para otimizar o tempo. Ao final de cada mês analisamos os relatórios de visitas e aos franqueados que cumpriram as metas nós os presentemos com 5.000 SMS”, disse Lotti.

Resultados
Ao fim do mês a franqueadora informa a evolução de cada unidade e envia também um feedback com expectativas e foco a serem atingidos pelo franqueado. “Nós precisamos e queremos todos os dias ter uma boa atuação em todos os pilares, de forma a ter produtos e serviços bem elaborados e uma empresa de valor. É isso que impressiona e encanta a todos” relatou Kawel.

Os treinamentos convencionais e os de reciclagem são contínuos e ocorrem pelos mais variados meios: presencial, por telefone, por audioconferência e pelo envio de manuais de trabalho. “Durante o expediente nossa disponibilidade é total, é de suma importância oferecer treinamento a um franqueado prestes a fidelizar mais clientes. O trabalho desenvolvido e as metas que alcançamos contribui para que a nossa rede de franqueados tenham condições de equilibrar vida pessoal e profissional, e disso não abrimos mão”, finaliza o dirigente da empresa.

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