Do fit ao fat: cresce a busca por alimentação fora de casa

Com um cardápio bem variado e de encher a boca de água, franquia Crepefy lança um novo sabor a cada mês e agrada paladares, desde vegetarianos com opções mais magras, até opções mais calóricas, como é o caso dos sabores doces

O brasileiro está gastando mais na alimentação fora de casa. Em 2023 as pessoas direcionaram 28,8% de sua renda para esse tipo de lazer. Faz parte da cultura brasileira comer fora do lar. Além de ser uma tendência, gera bem-estar e praticidade em não precisar preparar a sua refeição na correria do dia a dia.

Uma das receitas que é de fora do país, mas que caiu no gosto dos brasileiros, é o crepe francês, que faz sucesso em estabelecimentos gastronômicos e até mesmo em eventos diversos. As diversas combinações de sabores doces ou salgados e a praticidade no preparo são alguns dos atrativos. E não importa a hora do dia, ele é saboreado no almoço, no happy hour com os amigos, e até no jantar.

É o caso da franquia Crepefy – marca especializada no modelo europeu de crepe francês – que hoje conta no cardápio com mais de 30 sabores, entre salgados e doces, mas a cada mês lança um novo sabor como estratégia de agradar o paladar de todos.

André Augusto, CEO da franquia, explica que além dos tradicionais crepes como frango com catupiry (carro-chefe da marca) e quatro queijos, também inclui opções fit e vegetariana, que é exatamente para atender o público que quer comer bem, mas de forma saudável. Nesse caso, são opções com mais salada e com massa integral.

Além dos crepes, o cardápio conta com duas linhas de sucos gourmetizadas, que dão ainda mais sabor à refeição: Berrie Lemonade (um delicioso mix de limão Taiti, limão Siciliano, amoras frescas, açúcar e água filtrada e gelada), e do lançamento do Green Apple Crepefy (xarope de maçã verde especial com suco de maçã verde congelado (em temperatura especial) gelo de frutas (morango e amora) e finalizado com água com gás).

Ingredientes frescos

O empresário revela que pegou os recheios mais vendidos de pizza e pastel, que é uma das refeições que o brasileiro mais adora, e adaptou ao crepe. Para chegar no conceito que é hoje foram meses de testes e mais testes, distribuição e marca.

Entre os diferenciais da Crepefy é que se trata de uma massa leve, com ingredientes frescos e que no final o consumidor terá uma refeição crocante e nutritiva. “Todos os processos são automatizados, e devido a massa já vir pronta diretamente pela franqueadora e os insumos serem comprados na região do franqueado, possibilita ter um alimento sempre fresco, o preparo dura em média de 2 a 3 minutos para ser finalizado”, diz André.

A massa é bem leve, com muito recheio, em formato de triângulo, e dispensa o uso de talheres. A marca é democrática e atende todos que sentem vontade de comer um crepe francês e que podem pagar a partir de R$ 10,90 por uma boa refeição. Para quem gosta de experimentar novas emoções, a Crepefy sempre está inovando e todo mês lança novos sabores que surpreendem até mesmo o consumidor final.

Entre os sabores mais diferente no cardápio o destaque na opção salgada vai para o de camarão, carne seca, enquanto na linha doce as opções como manoffee (recheado com morango, mini suspiros e chocolate branco), e também o de sabor Oreo, que é recheado com pedaços do biscoito Oreo em uma base de chocolate branca.

O empresário explica que o estudo dos novos sabores é feito em cima de uma análise de mercado. “Primeiro analisamos a demanda que o mercado tem para determinados produtos e usar os recheios desses produtos dentro da nossa estrutura para que o franqueado não precise fazer grandes adaptações na cozinha”, diz.

André conta ainda com a parceria e sociedade do amigo Denis Messias, que é o head de cozinha e responsável pelas receitas que compõem o cardápio da Crepefy junto a uma equipe especializada. Esse time é responsável por tocar os lançamentos, a cozinha central e também a chegada de novos produtos.

O empresário enfatiza que a logística de entrega dos ingredientes aos franqueados (massa já vem pronta diretamente pela franqueadora, enquanto que os insumos são comprados na região do franqueado), saem diretamente da cidade de São Paulo. “Porém, estamos estudando criar um galpão logístico em Minas Gerais, já que fica em uma região mais central do país”, revela André.

Novidades vem aí

A Crepefy entrou para o franchising no início do ano passado e vem colhendo frutos por onde chega. Atualmente a marca conta com 85 unidades comercializadas espalhadas por 12 estados e projeta encerrar 2024 com ao menos 210 operações e faturamento (sell out) de R$ 96 milhões. A rede oferece três modelos de negócios com investimento inicial a partir de R$ 75 mil, como quiosque, store to go smart e no novo formato container, que é lançamento da marca.

A franquia, que já nasceu com uma proposta internacional, também foca a expansão para o exterior. Neste primeiro semestre há previsão de abertura de loja em Orlando (EUA), e André revela que já está de olho no mercado para expansão do modelo de negócio por Lisboa (Portugal), Bolívia e Santiago (Chile).

André revela que a partir do dia 08 de abril serão lançadas três grandes novidades no cardápio em toda a rede: o rollfy, um enroladinho de crepe que lembra um rolinho primavera, mas ao invés de ser frito será assado, o que o torna ainda mais saudável. Também haverá o wrapfy (que são os saborosos wrap) e também as unidades passarão a contar com cafés.