Diversificar cardápio para atender costumes locais e trunfo de franquias

Muitas redes do franchising procuram manter sempre o mesmo cardápio para todas as unidades do Brasil. Todavia, a facilidade de padronizar as refeições pode prejudicar determinados franqueados, que operam em regiões com costumeslocaisdiferenciados.

Para o diretor de operações da Parmeggio, rede de grelhados e lanches com 35 unidades, Sergio Olmos, “é vital pensar em cada franqueado da marca de maneira individual. Com certeza, os hábitos alimentares da região Norte são diferentes da região Sul do País. Por isso, apesar da importância da identidade no franchising, oferecer opções locais pode favorecer – e muito – o empreendedor local”.

Olmos, porém, lembra que “criar novos sabores e refeições requer muito mais do que aventuras gastronômicas. É vital realizar antes de qualquer alteração uma pesquisa com os clientes, que servirá de base para nortear as mudanças que serão implantadas”.

A reinvenção do cardápio faz parte dos planos das redes para se consolidarem no franchising. Porém, saber a hora adequada de realizar alguma alteração estratégica, e, mais que isso, o que deve ser mudado, pode determinar o sucesso ou a perda de identidade da marca, o que pode prejudicar a empresa e, consequentemente, todos os franqueados da rede. 

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