Focada em melhorar cada vez mais o desempenho de seus franqueados, a Disensa, rede de franquias de materiais de construção da LafargeHolcim, oferece treinamentos para os proprietários das franquias e seus times de vendas. Os cursos promovem o crescimento profissional das equipes e ajudam os parceiros comerciais a melhorar a performance de suas lojas. Os temas são relacionados a áreas estratégicas do negócio e abordam as principais ferramentas necessárias para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados. Além das capacitações, a equipe da franqueadora ainda aborda frequentemente com seus franqueados temas que fazem diferença no seu cotidiano, como marketing de campanhas, serviços de soluções financeiras, entre outros. Atenta às necessidades e inovações do mercado, para 2021, a Disensa está preparando novos conteúdos, voltados para outras áreas do negócio. Desde 2018, mais de 1.500 pessoas foram treinadas.
Para a força de venda, a capacitação é oferecida pela Academia do Varejo Disensa. Já para os franqueados, foi criada a Escola de Gestão, que apresenta trilhas completas para o desenvolvimento do negócio. As aulas acontecem ao longo do ano e, por conta da pandemia, estão sendo ministradas em ferramenta digital. Além disso, a Disensa oferece, para todos os franqueados e colaboradores das lojas, treinamentos técnicos com indústrias parceiras, com objetivo de levar conhecimento sobre os produtos, para que os vendedores possam oferecer um atendimento consultivo, ajudando o cliente em suas necessidades. Ao fim de cada treinamento, é realizada uma pesquisa de satisfação para análise de indicadores e melhorias de processos.
“Temos o treinamento como um dos pilares estratégicos. Nosso intenso trabalho de proximidade com os franqueados e vendedores ajuda a entender as necessidades e as fragilidades assim como as forças e os potenciais desses grupos. Então, os programas de capacitação visam trabalhar esses pontos e melhorar o desempenho profissional deles, com consequente ganhos operacionais e financeiros das lojas”, afirma Henrique Gutterres, gerente geral da Disensa no Brasil.
Gilberto Rocha, franqueado de Casa Nova, na Bahia, entrou na rede há dois anos com uma loja Disensa Standard e hoje seu estabelecimento é Disensa MAX Forte Construção. Parte dessa evolução é resultado dos inúmeros treinamentos realizados. Ele conta que, inclusive, já fez uso do material para a reciclagem de seus funcionários. “Os conteúdos são muito atuais e a teoria é completamente aplicável. O empresário pode colocar em prática no dia seguinte. Fiz a revisão de alguns cursos e extraí conteúdo para repassar para minha equipe”, explica. O lojista ressalta que foi em um dos treinamentos que mudou seu comportamento em relação ao uso de ferramentas digitais alinhadas ao negócio. “Eu já sabia fazer, mas era algo esporádico. Então entendi a importância de manter esse trabalho nas redes sociais contínuo e da maneira correta”, finaliza o franqueado.
Para Márcia Ramalho Simas, gerente da loja Disensa Glória Pontes, no Engenho Novo, no Rio de Janeiro, os treinamentos ajudam a manter o profissional reciclado. “É sempre bom estar informado e inovando. Os treinamentos ajudam a manter o aprendizado em dia, sem cair no esquecimento. Tivemos alguns muito interessantes, como o que fizemos sobre atender o cliente da maneira correta. Aqui na loja, às vezes, prefiro fechar e fazer após o horário com toda a equipe reunida, assim como fizemos o do Cartão Disensa”, explica a gerente.
Prestes a completar três anos como franqueado, Francisco Cunha, proprietário da loja Disensa Comercial Avenida, na cidade de Paulista, em Pernambuco, explica como os treinamentos foram úteis para ampliar sua visão do negócio. “Esse aprendizado nos colocou em igualdade com grandes lojas. Nossa equipe foi treinada pelos fornecedores dos produtos e, conhecendo as aplicações dos produtos, conseguimos vender mais. Aprendemos desde técnicas de vendas, que nos possibilitou fechar mais negócios, a cursos de gestão dos empreendedores, com os quais conseguimos tomar decisões para nosso crescimento, sem cometer os erros que matam as empresas. O que aprendi na Escola de Gestão consigo colocar em prática até dentro da minha casa”, comenta o franqueado.