A Disensa está inaugurando este mês sua primeira loja no município de Alhandra. A rede já conta com dez lojas na Paraíba e outros dois contratos em implantação no estado. Os próximos municípios a receber unidades serão: Souza e Guarabira. A rede de franquias de material de construção da Lafargeholcim segue expandindo sua atuação no Brasil, com 158 lojas ativas e está presente em outros cinco estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Estamos muito felizes com nossa chegada em Alhandra. Nosso franqueado escolheu a Disensa para investir, acreditando no nosso negócio, que vem alcançando excelentes resultados financeiros e operacionais. Estamos observando o crescimento deste perfil de empresários, que começam suas lojas do zero. Eles costumam ser muito exigentes em relação às ações da franqueadora, mas também muito engajados e pró-ativos. Os investidores que optaram pela rede vêm se mostrando muito satisfeitos com a parceria. Acreditamos que em Alhandra não será diferente e que, em breve, teremos novos interessados em abrir outras unidades no município”, explica Henrique Guterres, gerente geral da Disensa no Brasil.
A Disensa chegou ao Brasil em 2018, introduzindo um modelo diferenciado de trabalho: o de franquia de conversão, uma solução que transforma lojas de construções de bairros já existentes em membros de uma rede consolidada no mercado. Ao longo do processo de implantação é oferecida consultoria para melhoria no layout da loja, treinamentos com técnicas sobre exposição de produtos e acompanhamento durante todo o processo de conversão e padronização. Além deste modelo, a Disensa hoje conta com investidores que escolhem a rede de franquias para iniciar seus negócios, abrindo novas lojas de material de construção.
Por ser a maior rede de franquias de materiais de construção da América Latina, além de oferecer toda a estrutura para o desenvolvimento dos negócios dos franqueados, a Disensa traz uma série de benefícios para os clientes. Em suas lojas, o consumidor recebe atendimento personalizado e especializado, além de ter acesso a ofertas especiais e a um portfólio com grande variedade de produtos, fruto das parcerias firmadas com as melhores indústrias do segmento.
Treinamento para franqueados e suas equipes
Além da reforma estética do ponto de venda e da ampliação da oferta de produtos e serviços, os proprietários e funcionários recebem treinamentos. Os cursos promovem o crescimento profissional das equipes e ajudam os parceiros comerciais a melhorar a performance de suas lojas. Os temas são relacionados a áreas estratégicas do negócio e abordam as principais ferramentas necessárias para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados.
Para a força de venda, a capacitação é oferecida pela Academia do Varejo Disensa. Já para os franqueados, foi criada a Escola de Gestão, que apresenta trilhas completas para o desenvolvimento do negócio. As aulas acontecem ao longo do ano e, por conta da pandemia, estão sendo ministradas em ferramenta digital. Além disso, a Disensa oferece, para todos os franqueados e colaboradores das lojas, treinamentos técnicos com indústrias parceiras, com objetivo de levar conhecimento sobre os produtos, para que os vendedores possam oferecer um atendimento consultivo, ajudando o cliente em suas necessidades. Ao fim de cada treinamento, é realizada uma pesquisa de satisfação para análise de indicadores e melhorias de processos.
Soluções financeiras para alavancar os negócios
Outro diferencial para o franqueado Disensa é o acesso a soluções financeiras, obtidas por meio das parcerias fechadas pela rede. A primeira firmada com esse foco foi com o PagSeguro, empresa que oferece meios de pagamento online, por crédito, débito e via link. Com essa parceria os lojistas passam a acessar as melhores tarifas do mercado, reduzindo os custos de venda no cartão e impulsionando seu negócio.
Em agosto de 2020, a Disensa lançou seu próprio cartão, a iniciativa foi um sucesso e já foram emitidos mais de 9 mil cartões. Os lojistas que passaram a fazer uso do cartão aumentaram em até 100% suas vendas e o faturamento ultrapassa R$ 8,5 milhões e aumento do ticket médio de 800%. Cerca de 55% dos clientes que utilizam o cartão voltam às lojas para novas compras, utilizando a mesma forma de pagamento. A operação com cartões do Brasil já se tornou a maior da rede. O cartão pode ser solicitado pelo site da Disensa e feito nas unidades da rede, com aprovação e compra imediata, e o parcelamento da fatura em até 12 vezes sem juros ou em até 24 vezes, com juros e parcelas fixas.
Em maio, a Disensa fechou parceria com a BizCapital, fintech voltada para soluções financeiras para a pequena empresa brasileira. O objetivo é facilitar o acesso dos franqueados a rápidas injeções de crédito de forma simples. Os lojistas podem obter até R$ 400 mil, com pagamento parcelado em até 24 meses e taxas mensais a partir de 1,99%. O processo para obtenção de crédito é 100% online, por meio do portal do franqueado. O serviço está disponível em qualquer dia e horário. Quando aprovado, o crédito entra na conta em até 1 dia útil. O pagamento é feito por meio de boletos, recebidos por e-mail, mensalmente. Ao acessar o formulário de solicitação, o requisitante indica o valor desejado, preenche os dados de sua empresa e o faturamento mensal. O sistema roda a análise de crédito e clientes pré-aprovados seguem para a tela de oferta, onde é possível alterar o valor solicitado e o prazo, além de conferir o valor de cada parcela, assim como taxa e outros encargos. Depois, o interessado envia a documentação e assina o contrato digital.
Além disso, desde 2018, a Disensa tem uma parceria com o Santander, por meio da qual os franqueados podem acessar todos os serviços bancários, com condições e atendimento exclusivos. Os franqueados da rede também contam com apoio para acessar as linhas de créditos e programas de incentivo e suporte do banco, como o Programa Avançar. A Disensa também tem parcerias com a Picpay, para pagamentos via celular, e com o Rappi.
Canais Digitais
Para se manter ainda mais próxima aos franqueados e dar o suporte necessário na pandemia de Covid-19, a Disensa fortaleceu os canais de comunicação digitais já existentes e criou novos. Dessa forma, intensificou orientações sobre questões operacionais; ofereceu treinamentos focados em divulgação das lojas e vendas online; e inaugurou uma nova página de ofertas no site, conectando os clientes com o WhatsApp das lojas mais próximas. O lay-out do site também foi remodelado, deixando a ferramenta mais intuitiva e facilitando a navegação pelos usuários. Além disso, investiu em campanha de marketing focada em exaltar os benefícios do varejo de bairro, como entrega rápida e atendimento especializado.
Recentemente, a Disensa fechou parceria com a Toca Obra, empresa de tecnologia especializada no varejo digital da construção. Assim, os clientes ganham mais uma opção para comprar nas lojas Disensa na forma online, utilizando o maior marketplace de material de construção do Brasil.