Dicas para entrar no mercado de franchising

Os primeiros passos para abrir o próprio negócio são trabalhosos. Ter uma boa ideia não é suficiente para alcançar o sucesso. O caminho do empreendedor demanda muita pesquisa, testes para achar o formato perfeito, além de tempo e budget para colocar o planejamento em prática. 

Começar um negócio do zero não é uma tarefa fácil. De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, os principais motivos que levam uma empresa a encerrar as atividades no primeiro ano de vida estão associados a falta de planejamento prévio. Dos negócios que fecharam, cerca de 39% não sabiam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio, 33% não tinham informações sobre fornecedores, 55% não elaboraram plano de negócios. 

Optar por abrir uma franquia é uma maneira de reduzir os riscos. Pesquisa apresentada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrou que o setor de franquias cresceu 6,1%, no 3º trimestre de 2019. Mantendo uma trajetória positiva no país. 

O CEO e Fundador da Bio Mundo , Edmar Mothé, traz algumas dicas de como entrar no mercado de franchising. A rede é a que mais cresce no segmento no país e já alcançou mais de 80 lojas no Brasil em quatro anos. 

PESQUISE O MERCADO 

O mercado de franquias é muito extenso e com muitas opções de setores e modelos de negócios para investir. Entender quais são os segmentos em expansão, os formatos oferecidos que se adequam ao seu investimento inicial e como as franqueadoras dão suporte e estrutura aos franqueados, são questões que devem ser levantadas ainda na fase de pesquisa. 

O CEO da Bio Mundo destaca que a pesquisa foi essencial para a criação e sucesso da marca. “O primeiro passo foi identificar que existia um espaço no mercado de produtos saudáveis na região, algo que já procurávamos no nosso dia a dia e não encontrávamos. Após isso, pesquisamos a melhor forma de estruturar a loja e nos basearmos em modelos que buscamos nos EUA e Europa, e estruturamos o melhor modelo para a venda a granel, que era o nosso objetivo”, explica. 

Ainda destaca a importância de ficar atento ao movimento do setor. “Estamos sempre pesquisando como está o mercado. Por exemplo, uma análise da agência Euromonitor prevê um crescimento médio de 4,41% ao ano no segmento de produtos saudáveis, até 2021. Este é o melhor momento para investir em uma franquia nesse ramo”, comenta Mothé. 

CONHEÇA O PRODUTO 

Vestir a camisa não é apenas um discurso. Abrir uma franquia é entender a fundo como funciona os produtos e a estrutura da marca. Então aproveite o período de pesquisa para conhecer a empresa e escolher um setor que tenha afinidade. “Muitos dos nossos franqueados já eram consumidores da marca antes de decidirem investir na franquia, fomos a porta de entrada deles para o mundo do empreendimento. Alguns possuem mais de uma unidade atualmente”, destaca Edmar. 

ANALISE A EMPRESA 

Descobrir se investir em uma empresa é uma boa ideia demanda uma análise completa da marca. “O caminho mais seguro é encontrar uma franquia que já esteja consolidada no mercado, tenha um padrão alto na qualidade de produtos, já dê lucro, tenha boas perspectivas para os próximos anos e ofereça um bom suporte para o franqueado”, aconselha o empresário. 

CONVERSE COM FRANQUEADOS 

Compartilhar conhecimento é importante para o sucesso do negócio. Por esse motivo, encontrar franqueados das marcas para trocar experiências pode se tornar decisivo na hora de efetivar o investimento. “Essa é uma boa oportunidade de tirar dúvidas e sumir com as inseguranças. Eles já passaram pelos mesmos questionamentos e podem ajudar o futuro franqueado”, comenta. 

PLANEJE OS GASTOS DO NEGÓCIO 

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia estruturada é receber informações dos custos com fornecedores e estoque, capital de giro, instalações da loja e gasto com funcionários, que ajudam o empresário economizar tempo na abertura do empreendimento e a diminuir os riscos de cometer gastos desnecessários. 

“No segmento de alimentação, por exemplo, ter definido o custo com os itens em estoque é de extrema importância. Primeiro para não comprar em excesso e acontecer desperdício, já que temos que ficar sempre atentos com a validade e qualidade dos produtos. E segundo é para não comprar menos que o necessário, para não parar a atividade na loja”, explica o CEO da Bio Mundo. 

SELECIONE SUA EQUIPE 

Construir a equipe é um ponto fundamental para o sucesso do empreendimento. Ter o suporte da franqueadora, não somente na hora de estruturar o plano de negócio, mas no momento de capacitar os funcionários é uma vantagem para o franqueado. “Entendemos que esse é um setor em que a rotatividade pode ser muito grande, por esse motivo é importante encontrar formas de motivar, por meio de campanhas de incentivo, e criar um bom ambiente”, comenta Mothé. 

Outra forma de motivar o funcionário é a capacitação constante do mesmo. “Na Bio Mundo fazemos treinamentos recorrentes de capacitação técnica e comercial, para que todos estejam preparados para atender o cliente com segurança”, completa Mothé. 

“Esse é o momento do empreendedor investir em um segmento que realmente acredita e queira colocar seus esforços. Os benefícios são para ambos. Com o crescimento da marca, o franqueado também cresce”, completa Edmar Mothé.