Já dizia o rapper Emicida em sua música com Zeca Pagodinho: Quem tem um amigo tem tudo! No dia 20 celebramos a data que marca nossas amizades, com quem mantemos relações sociais de carinho e compartilhamos a vida. Depois de quase dois anos isolados, nunca foi tão importante a amizade. Mas, e quando ela se transforma em negócios?
É possível sim empreender com os melhores amigos e unir vida pessoal com profissional. Reflexo disso é o aumento do número de empresas formadas por amigos de longa data, que em algum momento da vida resolvem montar o próprio negócio juntos. A amizade ou mesmo uma ligação familiar não reduzem, nem um pouco, a necessidade da formalização legal de uma relação de negócios. Aliás, segundo orienta o advogado Caio Gracco, do escritório Walmir Cunha Advogados Associados, a elaboração de um bom contrato societário serve como uma forma de resguardar, não só o bem-estar da empresa, mas também da própria amizade.
A coach e especialista em comportamento nas empresas Gislene Ataide, destaca ainda que a confiança, a liberdade de dizer o que se pensa e o conhecimento dos pontos fortes e fracos do outro estão entre as grandes vantagens de trabalhar com quem é íntimo. “É importante saber separar o relacionamento afetivo do trabalho, pois a tendência é que quando aconteça uma ruptura nos negócios isso também afete seriamente a relação”, explica.
Para comemorar o Dia do Amigo, listamos 4 empresas de sucesso que foram criadas por amigos e perduram por anos:
Há 13 anos, Leiza Oliveira já trilhava uma carreira de sucesso em vendas de escolas de inglês, porém seus primeiros sócios não enxergavam o potencial dela nos negócios e limitavam suas atividades às rotinas de gestão. Insatisfeita, ela mudou para sempre sua vida ao encontrar Augusto Jimenez e o convidar para ser sócio diretor. A receita de sucesso, garantiu à Minds Idiomas, mais de 10 selos da Associação Brasileira de Franchising. Hoje com 70 escolas espalhadas pelo país , a Minds Idiomas, tem um crescimento anual de 8%, e só no primeiro trimestre de 2021 superou o ano de 2020. Além disso, o novo modelo de negócios permite que o proprietário possa trabalhar em um ambiente compartilhado, entra para o roll de microfranquias com um investimento inicial de 69 mil reais.
• Cebrac
O Sr. Wilson Giustino, foi o dono da primeira unidade do CEBRAC, seu fundador tinha planos para a rede que hoje tem 26 anos. Um professor da unidade, Rogério Silva, sempre teve uma relação muito próxima com ele, porém, uma situação familiar o colocou em um beco sem saída e teria que pedir demissão para ajudar a família. O Sr. Wilson, deu então uma saída: Tornar-se sócio do negócio. E assim foi feito. Agora, 16 anos depois, Rogério Silva se tornou CEO do Cebrac. A amizade dos dois e a confiança do senhor Wilson levaram à frente da empresa um ex-professor. Com mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil, o Cebrac adotou o sistema Pronline de ensino que desenvolve profissionais capacitados para o mercado de trabalho, com trilhas de aprendizagens voltadas para as soft skills e o empreendedorismo. Além disso, o CEBRAC Empregos, busca fazer parcerias com empresas locais para encaminharem os alunos e pais. Com a pandemia, remodelaram o modelo de negócios e diminuíram em 80% os gastos com reformas de novas unidades, levando para cidades menores a capacitação profissional. Levando modernidade e educação para cidades menores, e ampliando a possibilidade de investimento que gira em torno de 195 mil reais.
Muitas pessoas dizem que os amigos que você faz na faculdade você leva para a vida. E foi o que aconteceu com Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann, que se conheceram durante o curso de Comércio Exterior da Universidade Federal do Paraná. Ambos tinham o gosto por rock’n roll que só fortaleceu a amizade conforme os anos. Há 19 anos criaram a TravelMate, agência de intercâmbio que celebrou 25 mil projetos realizados, levando a educação internacional para a vida das pessoas. Com 50 unidades no Brasil e no exterior, a TravelMate tem a previsão de crescimento de 15% em 2021.
Primeira franquia de produtoras de vídeos atua na parte de criação de vídeos, animação, eventos, treinamentos e streaming. A Arte Filmes teve um crescimento expressivo durante a pandemia por conta dos serviços de streaming (lives) que foram de missas a shows, webinar, live commerce, entre outros. Decidiram adotar o modelo de coworking para os seus franqueados por conta da necessidade de um espaço comercial para agendamento de visitas e para uma maior profissionalização do trabalho remoto tendo em vista que o coworking oferece, além do networking, uma estrutura completa para recebimento de clientes, prospects e parceiros.