Muitas pessoas desejam empreender no Brasil, mas não sabem por onde começar. Escolher o primeiro negócio requer pesquisa sobre mercado, nicho, demanda e concorrência. É essencial elaborar um plano de negócios bem estruturado, incluindo estratégias de marketing, finanças e operações, para aumentar as chances de sucesso. A falta de planejamento pode gerar desafios, por isso, a decisão deve ser baseada em dados sólidos.
Empreendedores dão o primeiro passo em direção ao seu negócio, mas acabam fechando as portas nos primeiros meses, seja pela falta de conhecimento na administração ou devido a eventualidades econômicas e fatores naturais. Cerca de um terço sobrevive por mais de cinco anos. De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1 a cada 4 empresas que geram empregos no Brasil não chega a completar seu primeiro aniversário.
“Quando se decide dar o primeiro passo para empreender, é ideal contar com as indicações de pessoas que já passaram por essa experiência, como, por exemplo, empreendedores de franquias que possuem um histórico detalhado dessa jornada, desde as primeiras estratégias comerciais e administrativas até a operação. Na Minds Idiomas, por exemplo, temos cases de sucesso com histórias surpreendentes, onde franqueados iniciaram com uma unidade e, depois, investiram em mais. E isso não tem a ver com idade: temos franqueados de todas as faixas etárias e de várias regiões do Brasil”, destaca Leiza Oliveira, CEO e fundadora da Minds Idiomas.
O setor de franquias no Brasil teve um crescimento de 13,5% em 2024 e movimentou 273 bilhões de reais, de acordo com dados divulgados no início de fevereiro pela ABF (Associação Brasileira de Franchising ABF).
“Na Minds Idiomas, os colaboradores são incentivados ao intraempreendedorismo, com o objetivo de conquistarem seus próprios negócios e uma melhor qualidade de vida. Esse incentivo vem diretamente da fundadora da marca, que apoia aqueles que sonham em empreender, ajudando-os a realizar esse sonho e prosperar junto às suas famílias. A Minds ensina a vender, a gerir pessoas e a formar novos empreendedores”, destaca Leiza.
Uma franquia de educação, mais do que um simples negócio, tem o propósito de transformar vidas, com a educação sendo a base do sucesso para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. A educação abre caminhos surpreendentes, desde o primeiro emprego até a conquista de um imóvel, além de criar novas oportunidades, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. A Minds tem como objetivo proporcionar acesso ao maior número de pessoas no Brasil e no mundo ao aprendizado do inglês.
Se você está pensando em investir em um negócio na área de educação, confira 3 dos principais motivos para isso:
- Demanda constante: a educação é um setor essencial e sempre em crescimento. Investir em um negócio educacional significa atender a uma demanda contínua por aprendizagem em diversas áreas;
- Impacto social positivo: além do retorno financeiro, o setor educacional proporciona um impacto social significativo. Ao oferecer educação de qualidade, você contribui para a formação de cidadãos mais preparados e para a melhoria da sociedade como um todo, o que gera satisfação e um sentimento de propósito no seu trabalho;
- Rentabilidade e sustentabilidade: o mercado educacional tende a ser altamente rentável, especialmente com o aumento da digitalização e novos formatos de ensino. Com um bom planejamento, um negócio educacional tem grandes chances de se manter sustentável a longo prazo.
Quer empreender e não sabe por onde começar? A Minds Idiomas te ajuda!