Dentista em ação: Dra.Carla Sarni, CEO da Sorridents, embarca rumo ao sertão nordestino

Ação feita em conjunto com a ONG Amigos do Bem, que atua há 29 anos na região, visa levar odontologia de qualidade para a população que está em situação de vulnerabilidade social

Apesar do Brasil ser considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) um dos países que forma os melhores cirurgiões-dentistas, nem toda a população tem acesso a esse serviço de maneira fácil e contínua.

A saúde odontológica no Brasil, infelizmente, é extremamente desigual. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Odontologia, 46% dos brasileiros têm dificuldades de consultar um dentista e a falta de condições financeiras e o acesso a consultórios são as principais causas dessa alta porcentagem.

“Logo que comecei a minha carreira pude perceber uma enorme desigualdade no acesso à saúde bucal. Desde então eu venho lutando para erradicar essa questão e levar o acesso com a mesma qualidade que os ricos podem usufruir para todos os cantos do País”, conta Dra.Carla Sarni, CEO da Sorridents.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a desigualdade é ainda maior nas regiões Norte e Nordeste se comparadas com as regiões Sul e Sudeste do País. E um dos territórios que sofre muito com a desigualdade social é o sertão, que carece não só de água e mantimentos, mas de educação, informação e saúde. Desde 1993, a ONG Amigos do Bem – um dos principais projetos sociais do país – atua no sertão nordestino, rompendo o ciclo de miséria e de fome através de projetos contínuos de saúde, educação, trabalho e renda, acesso à água e moradia e saúde. Atualmente a instituição social atende 150 mil pessoas todos os meses nos estados de Alagoas, no Ceará e em Pernambuco.

Em 2017, Dra. Carla Sarni conheceu o projeto e participou da primeira missão, levando dentistas da Sorridents para cuidar da saúde bucal da população do sertão. Desde então, muitas viagens foram feitas e muitos sorrisos foram transformados.

“Eu levo a sério essa missão de difundir o direito à odontologia. Criamos o Instituto Salus em 2009 para poder levar assistência para a população mais vulnerável, dessa maneira, seguimos transformando vidas e levando acesso, conforto, conveniência e qualidade para todos, independente da classe social e região que mora”, conta a CEO.

Neste mês, a empresária, junto a um time de dentistas da Sorridents, o Instituto Salus e a equipe de Amigos do Bem, embarcou rumo ao município de São José da Tapera, em Alagoas. Foram feitos diversos procedimentos odontológicos, tais como: restauração, tratamento de canal, raspagem, profilaxia, cirurgias, entre outros. Além disso, palestras educativas e escovação assistida também fizeram parte da programação para que a população possa continuar os cuidados com a saúde bucal.

“Levamos para o sertão, além de profissionais altamente qualificados, insumos de 1ª linha, educação e muito acolhimento. Fizemos uma verdadeira campanha e mobilizamos os nossos parceiros para que nos ajudassem por meio de doação a conseguirmos os materiais necessários para cuidarmos com excelência da saúde bucal dessa população”, conta a empresária.

A viagem durou 3 dias e a estimativa é de que foram realizados 375 procedimentos.