Um negócio que começou com duas Kombis de chope percorrendo eventos de food truck no país se tornou uma franquia nacional em menos de três anos. Até fevereiro de 2019, o Mr. Hoppy, especializado em “hambúrguer de deizão” e cerveja artesanal, estará presente em 4 das 5 regiões brasileiras, focando sua expansão nas regiões Nordeste e Centro-Oeste: Goiânia (GO), Brasília (DF), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN), além de Balneário Camboriú (SC) e Itapema (SC) serão as próximas cidades a ter lojas da marca, idealizada pelos empresários José Araújo Neto e Vinicius Sampaio.
Atualmente a marca conta com 13 unidades: seis em Curitiba (PR), duas no Recife (PE), duas em Belo Horizonte (MG), uma em São Caetano do Sul (SP), uma em Joinville (SC) e Mogi das Cruzes (SP). A previsão é fechar o ano com 20 unidades abertas.
O segredo da ascensão está no modelo de negócio: o conceito do “pague e leve”, no qual as unidades são mantidas com o mínimo de pessoal, que proporciona maior autonomia do cliente e do franqueado. Ele faz o pedido diretamente no balcão e retira seu chope ou hambúrguer. O valor inicial para ser franqueado também é interessante: a partir de R$ 130 mil já é possível iniciar uma franquia: A taxa para obter a licença é de R$ 90 mil e é cobrado um valor fixo de royalties no valor de R$ 5 mil.
O cardápio do Mr. Hoppy é composto por seis opções de hambúrgueres, que variam de R$ 10 a R$ 18, e um mínimo de oito opções de chopes artesanais, a partir de R$ 8. Normalmente acontecem promoções, com chope vendido a R$ 5 ou combo de chope + hambúrguer por R$ 15. As atuais unidades do Mr. Hoppy comercializam mensalmente 100 mil litros de chope (ou 137 mil copos de 400 ml) e 70 mil hambúrgueres.