De funcionário a empresário: empreendedor inaugura franquia de energia renovável em Uberaba

Franqueado espera atingir faturamento de R$ 5 milhões até o final do ano que vem

A Kinsol, franquia especializada em soluções inteligentes por meio da energia solar, acaba de chegar à Cidade de Uberaba (MG). A unidade foi aberta pelo empresário paulistano Rafael d’Alambert, que já passou por empresas como executivo e já possui experiência com máquinas de tecnologia a laser.

“Tive contato com o setor de energia solar em outras cidades pelas quais passei, como Florianópolis (SC), Blumenau (SC) e São Paulo (SP). Mudei-me para Uberaba para viver em uma região mais tranquila e fui contratado como representante comercial da Kinsol. Foi quando vi como este negócio era interessante”, revela ele.

Assim que a Kinsol abriu a possibilidade de franquias, d’Alambert decidiu empreender. “Enxerguei nas energias renováveis uma oportunidade para crescer financeiramente e ter mais liberdade”, diz o empreendedor, que sempre admirou o modelo de franchising desenvolvido pela Kinsol, que oferece total suporte ao franqueado.

Além disso, d’Alambert ressalta que a parceria com a WEG, empresa especializada em soluções, máquinas elétricas, automação e sistemas de energia, também contribuiu para sua decisão de investir na franquia. “A WEG possui mais de 20 fábricas e está presente em mais de 130 países, o que garante segurança e solidez à operação como um todo”, disse ele, que já possui 150 sistemas entregues.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ocupa atualmente a 11ª posição mundial no ranking de investimento em energia solar. Além disso, os investimentos privados no segmento entre 2012 e 2021 atingiram mais de 41,5 bilhões de reais na área. Isso demonstra o potencial de crescimento da Kinsol.

Atualmente, a Kinsol possui 60 franqueados em 16 estados brasileiros. D’Alambert conta com três vendedores, cujas bases estão localizadas em Uberlândia (MG), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP). A expectativa do franqueado é atingir faturamento de R$ 5 milhões até o final do ano que vem.