Da 1ª comemoração do Dia dos Namorados a proprietário da Água Doce Itapeva

Conheça a importância da rede na trajetória de empresário local

A história de Valdeci Santana com a Água Doce Sabores do Brasil começou em 1998, ao visitar o restaurante localizado em Avaré, no interior de São Paulo. Apaixonado pelos pratos, atendimento e ambiente diferenciado, o administrador de empresas elegeu as unidades da marca como ponto de comemoração para todas as datas especiais, como o primeiro Dia dos Namorados com sua agora esposa, Cinara Santana. De cliente se tornou franqueado do restaurante da rede em Itapeva, também em solo paulista, que abriu as portas em ao público no dia 7 de março. Atualmente, a Água Doce conta com 80 pontos de operação em sete estados brasileiros.

“Fiz carreira no segmento de agronegócio e sempre que viajava a trabalho perguntava no local se tinha uma unidade da Água Doce próxima. Sou encantado por todo os pratos da marca. Com a chegada da pandemia, em 2020, decidi mudar e realizar um sonho antigo, que era empreender. A única condição é que isso seria realizado com a marca que está presente há mais de 20 anos em minha vida, pois não tinha como abrir o próprio negócio se não fosse por meio de um restaurante da rede que eu mais admiro”, comenta Valdeci, que conta como sócios a psicóloga, Elaine Fernandes, e o químico, Robson Cunha.

A escolha por Itapeva se deu por todo o histórico da cidade na vida do administrador, que morou por 10 anos na região, além de já conhecer os hábitos dos moradores locais. O restaurante da rede está localizado na Avenida Dona Paulina de Moraes, 723, e conta com mais de 570 m². Todo o ambiente foi idealizado para trazer conforto, aconchego e os principais pratos oferecidos pela marca, principalmente seu carro-chefe, os Escondidinhos oferecidos em diferentes versões, como frango, bacalhau, carne de sol, camarão, palmito e alho-poró.

“Depois de passar por obras, pela adaptação e decoração do salão e da cozinha, estamos com uma expectativa boa para a abertura. A população também está ansiosa para a inauguração por já conhecer a marca, que é referência no segmento de alimentação por toda a fama que a precede em cidades do interior do Estado. A princípio, funcionaremos no período noturno e abriremos para o almoço aos finais de semana, mas com o passar do tempo e após um período de ajustes da operação, iremos ampliar o funcionamento e incluiremos o serviço de delivery”, sinaliza o empresário.

A escolha de Valdeci por optar em investir em uma marca do segmento de franquias vai de acordo com os últimos dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que aponta uma consolidação na curva de recuperação do setor em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. O faturamento das marcas passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento de 10,7%, chegando ao patamar semelhante ao de 2019, que foi de R$ 186,755 bilhões. Além disso, todos os 11 segmentos elencados pela ABF apresentaram crescimento em 2021 na comparação com o ano anterior. O de alimentação focado no Food Service, por exemplo, cresceu 5,2%, sendo impulsionado pela retomada do movimento nos shoppings, pela frequência de uso de plataformas de delivery e pela retomada gradual dos hábitos dos consumidores.

Para quem desejar fazer parte da Água Doce, é necessário investir a partir de R$ 305 mil no modelo focado no delivery. Este formato é destinado para cidades a partir de 35 mil habitantes. Já o investimento para abrir uma Água Doce Express é de R$ 397 mil. Mais enxuta, a operação visa oferecer aos clientes refeições rápidas em porções individuais durante todo o dia. Por fim, o formato Máster, com investimento de a partir R$ 490 mil, é indicado para espaços maiores por ter um amplo cardápio de receitas e bebidas, além de operar durante o jantar e happy hour.