Criamigos quer chegar a cem unidades até 2025

Há cinco anos no mercado, continua sendo a única do Brasil e América Latina que oferece a personalização de bichinhos de pelúcia por meio de uma experiência única e cativante

A Criamigos, rede de franquias com oficinas que permitem às crianças materializarem a criação e personalização de um bichinho de pelúcia, pretende inaugurar 32 novas unidades até o fim de 2022. Hoje, a rede que nasceu em 2016 em Gramado, na serra gaúcha, e é a única do seu segmento no país, tem cerca de 40 oficinas em funcionamento, além da Estação Criamigos itinerante. A meta é chegar a cem oficinas até 2025.

O objetivo do plano de expansão é atingir 100% das capitais brasileiras, com foco também em municípios acima de 500.000 habitantes e cidades turísticas.

Com investimento total de cerca de R$ 400 mil, a Criamigos busca franqueados com uma visão empreendedora, mas não é necessário ter experiência prévia com franquias ou com algum negócio próprio. O mais importante, ressaltam as fundadoras Natiele Krassmann e Veronich Sella, é que o candidato esteja disposto a “espalhar amor em forma de pelúcia” – missão da marca -, ter afinidade com o mundo infantil, noções administrativas e que, de preferência, resida na cidade onde possui interesse de abertura de franquia.

Da serra gaúcha para todo o Brasil

Hoje, a Criamigos está presente em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal. Há cinco anos no mercado, segue como a única rede de franquias do Brasil e da América Latina que oferece a personalização de bichinhos de pelúcia por meio de uma experiência única e cativante.

A marca nasceu com a ideia de Natiele de reproduzir o amor que sua avó tinha ao confeccionar bonecas de crochê. “Era um carinho dela, uma ideia para que tivéssemos um amigo para todas as horas”, diz a cofundadora da Criamigos. As duas empreendedoras também queriam criar algo completamente novo no Brasil.

Veronica e Natiele se conheceram em uma missão empresarial organizada pelo Sebrae em Nova York, nos Estados Unidos. O ano era 2015. A viagem as aproximou e, no retorno, decidiram empreender juntas.

Em um mundo cada vez mais digital, inclusive para as crianças, elas tiveram a ideia de resgatar o valor do brinquedo como companhia para os pequenos, dando ênfase ao sentimento pela pelúcia.

Mais de um ano depois elas materializaram a ideia e nasceu a primeira oficina da Criamigos em Gramado. Com o negócio testado na loja própria, em 2018 elas começaram a crescer pelo sistema de franquias.

Até hoje, a rede já permitiu que crianças e adultos criassem mais de 390 mil pelúcias.