Criamigos lança linha de pelúcias com itens como cadeira de rodas, muleta, aparelho auditivo, e oferece atendimento em libras e com hora marcada

Rede quer dar às crianças a oportunidade de ter um amigo de pelúcia com suas mesmas características e aumentar sua representatividade

Que criança não quer ter uma pelúcia que se identifique com suas características, seja pelos traços, olhos grandes ou puxados, cor preferida, voz ou alguma outra similaridade?

A personalização de pelúcias já vem sendo amplamente difundida pela Criamigos desde a sua criação, em 2016. Agora, com linha “Criamigos igual a você”, a franquia quer dar representatividade às pessoas com deficiência.

“Com o lançamento da linha, estamos trazendo uma forma padronizada e mais acessível para atender a todas as crianças e pessoas com algum tipo de deficiência em nossas oficinas”, comenta Natielle Krassmann, uma das fundadoras da rede.

Atualmente, 45 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ou seja 24% da população. “É o dever de todos tornar o mundo melhor, mais acessível e dar voz às pessoas que muitas vezes não têm, seja no acolhimento, na forma de se comunicar ou na sua representatividade perante a sociedade”, diz Veronicah Sella, sócia de Natielle na empresa.

Para a padronização do atendimento acessível, a Criamigos contratou a psicóloga Isadora Zirbes Linhares. Ela deu treinamento e elaborou as orientações das melhores formas e cuidados que os amigursos – como são chamados os vendedores – devem ter na recepção dessas crianças, respeitando as peculiaridades de cada uma.

Percurso em libra e atendimento com hora marcada

Juntamente com a nova linha, as empresárias também implantaram a cerimônia da vida – momento no qual a criança ou adulto produz seu Criamigos – em libras. A rede ainda disponibilizou um display com QR Code direcionando o convidado para um vídeo no Youtube com o passo a passo em libras.

Outra novidade que será adotada na rede é o “Golden Moment’ – horário especial criado para o atendimento de crianças e pessoas com autismo e síndrome de down. É só agendar e ele terá atendimento exclusivo.

“Tenho um irmão com síndrome de down e optei por não o levar na inauguração da primeira oficina para não o estressar. Acompanho a rotina dele e sei o quanto é importante oferecer um atendimento personalizado para as crianças se sentirem mais confortáveis”, afirma Nattielle. Apesar de não ter participado da experiência de criar sua própria pelúcia (veja passo a passo abaixo), o irmão ganhou um amiguinho que há seis anos leva para todos os lugares.

Além de roupas, sapatos, pochetes, mochilas, celular, óculos, entre outros acessórios, as crianças também encontrarão: cadeira de rodas, gesso, muleta e aparelho auditivo, disponíveis nas araras e prateleiras das oficinas.

Empatia supera qualquer treinamento

Veronicah relembra uma experiência vivida por uma criança com deficiência física proporcionada por uma gerente. A criança tinha um dos braços menores e ela não pensou duas vezes. Chamou a mãe de lado e perguntou se ela e a criança não gostariam que o Criamigos que iriam produzir tivesse um dos braços menores também.

“A mãe, emocionada, aceitou na hora. A gerente, então, voltou com a pelúcia costurada com um braço menor e arrancou um lindo sorriso da criança. Isso ela não aprendeu em nenhum treinamento. Ela tem empatia com o próximo e é um exemplo a ser seguido. Por isso, levamos este caso em todos os cursos da rede para inspirar outros amigursos”, comenta Veronicah.

Percurso proporcionar experiência inesquecível para criança

O percurso para a experiência de criação e personalização dos Criamigos na oficina foi elaborado minuciosamente pelas empresárias para garantir à criança a emoção de ser a protagonista desse processo lúdico e cativante.

Primeiro ela escolhe a pelúcia que deseja levar para casa. As opções são dinossauro, urso, cavalo, cachorro, elefante, ovelha, vaca, unicórnio, entre outros.

Depois, é a vez da criança deixar sua pelúcia fofinha enchendo o seu corpinho com fibra. A criação do Criamigos segue com a escolha do coração e com a cerimônia da vida, um dos momentos mais emocionantes da experiência, no qual a criança, juntamente com o pai, mãe ou responsável, dá a seu novo amiguinho todos os sentimentos e desejos mais lindos que possam imaginar.

A cerimônia é conduzida pelo amigurso, como assim são chamados os atendentes da oficina, com muitos pulos, giros e abraços.

O coração, então, é colocado dentro da pelúcia e, em seguida, ele ganha o colo da criança para receber roupas, sapatos e outros acessórios que ela escolher. Ao final, é preenchida sua certidão de nascimento e ela recebe o cordão umbilical para eternizar este momento mágico em sua casinha.