Criamigos inaugura loja em Manaus, a primeira no estado do Amazonas

Há cinco anos no mercado, a marca é a única do Brasil e América Latina que oferece a personalização de pelúcia por meio de uma experiência única e cativante

A Criamigos, rede de franquias especializada na personalização de pelúcia, acaba de inaugurar uma unidade em Manaus, a primeira no estado do Amazonas.

“Foi amor à primeira vista. Ficamos completamente apaixonados pelo conceito da Criamigos e temos certeza de que vamos conquistar o coração das crianças e adultos – por que não? – aqui em Manaus. Acreditamos que podemos fortalecer os laços familiares e de amizade por meio dessa experiência incrível de criar um amiguinho em nossa oficina”, afirma Rosilene Santos da Silva, a nova franqueada.

A marca que nasceu em 2016, em Gramado, na Serra Gaúcha, possui mais de 50 lojas espalhadas pelo país. A rede de franquias espera chegar a 100 unidades e estar presente em todos os estados brasileiros até final de 2023.

A Criamigos busca franqueados com uma visão empreendedora, mas não é necessário ter experiência prévia com franquias ou com algum negócio próprio. O mais importante, ressaltam as fundadoras Natiele Krassmann e Veronicah Sella, é que o candidato esteja disposto a “espalhar amor em forma de pelúcia” – missão da marca -, ter afinidade com o mundo infantil, noções administrativas e que, de preferência, resida na cidade onde possui interesse de abertura de franquia.

Criando o amiguinho

Ao entrar na oficina, o cliente segue sete passos até sair de lá com sua pelúcia personalizada.

O primeiro passo é escolher o modelo do amiguinho entre vários tipos disponíveis como ursos de diversas cores, cachorros, dinossauros e unicórnios.

Depois de escolher a pelúcia, o próximo passo é deixá-la fofo e dar vida a ela. O cliente participa do processo de enchimento do bichinho e da inserção do coração – de uma forma única, lúdica e emocionante.

Por fim, é hora de escolher as roupas e acessórios da pelúcia, vesti-la e emitir sua certidão de nascimento.

“Muito mais do que ir a uma loja e escolher um brinquedo pronto, os nossos pequenos clientes participam de toda a montagem da pelúcia, da definição do nome à vestimenta, em uma dinâmica afetiva e significativa. É um processo criado para despertar a criatividade das crianças e as memórias afetivas”, explica Rosilene.

Da serra gaúcha para todo o Brasil

A Criamigos nasceu com a ideia de Natiele Krassmann de reproduzir o amor que sua avó tinha ao confeccionar bonecas de crochê. “Era um carinho dela, uma ideia para que tivéssemos um amigo para todas as horas”, diz a cofundadora da Criamigos. As duas empreendedoras também queriam criar algo completamente novo no Brasil.

Veronicah Sella e Natiele Krassmann se conheceram em uma missão empresarial organizada pelo Sebrae em Nova York, nos Estados Unidos. O ano era 2015. A viagem as aproximou e, no retorno, decidiram empreender juntas.

Em um mundo cada vez mais digital, inclusive para as crianças, elas tiveram a ideia de resgatar o valor do brinquedo como companhia para os pequenos, dando ênfase ao sentimento pela pelúcia.

Mais de um ano depois elas materializaram a ideia e nasceu a primeira oficina da Criamigos, em Gramado. Com o negócio testado na loja própria, em 2018, começaram a crescer pelo sistema de franquias.