Cresce o mercado de estética automotiva: franquias do setor faturam mais de R$ 2,2 milhões no 4º trimestre de 2024

Alta na frota de veículos impulsiona mercado de estética automotiva e abre espaço para franquias lucrativas; Acquazero se destaca com lavagens ecológicas e lança novos serviços

A frota brasileira bate recorde histórico: 124 milhões de veículos, considerando carros, caminhões, ônibus e motocicletas, movimentam diariamente as ruas e avenidas do país, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A quantidade de veículos brasileiros poderia povoar um país inteiro como o Japão, com população total equivalente ao número da frota nacional.

Não é segredo que os carros, no Brasil, significam mais que um meio de transporte. Para muitos, este veículo é um “sonho de consumo”, símbolo de conquistas e um parceiro do cotidiano. Por falar em carros, especificamente, o país ultrapassa a marca de 63 milhões em circulação, de acordo com o Ministério dos Transportes em 2024— um aumento significativo nos últimos dez anos. Com isso, cresce também a busca por serviços que valorizem sua durabilidade e aparência.

O conceito de “Car Care” nunca esteve tão em alta, afinal, os cuidados com o carro são levados a sério por aqueles apaixonados pela indústria automobilística. O resultado não poderia ser outro: o mercado de estética automotiva está em plena expansão, impulsionado pelo crescimento constante da aquisição de veículos. Apenas em 2021, o mercado global de estética automotiva fechou o ano com R$ 10 bilhões em caixa, diz a consultoria Grand Review Research.

O cuidado com a aparência e limpeza dos carros, paixão nacional, criou uma demanda em potencial para os pequenos e grandes negócios automobilísticos. No Brasil, o segmento de franquias de serviços automotivos tem sido avaliado com positividade, sendo registrado faturamento médio de R$ 2,2 milhões no 4º trimestre de 2024, um crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com 16 anos de experiência no mercado automotivo, a franquia Acquazero – especializada em estética automotiva sustentável e limpeza de estofados, é uma das redes que vêm sendo impactadas positivamente pelo aquecimento do setor. Henrique Mol, CEO da marca, avalia o momento com entusiasmo.

“Com o aumento expressivo do número de veículos nas ruas, nossa franquia tem visto um crescimento exponencial, reforçando a importância de oferecer serviços que aliem qualidade e responsabilidade ambiental”, ressalta.

Com faturamento de R$ 200 milhões em 2024 e mais de 300 unidades franqueadas, a rede Acquazero se posiciona como uma das principais redes de franquias do setor, e oferece serviços de limpeza com foco em lavagem a seco e pressurizada.

Empreendedores apostam nas tendências do setor automotivo

Em um cenário aquecido para o setor automobilístico, empresas de limpeza automotiva sustentável se destacam ao oferecer soluções que combinam tecnologia, economia de recursos e responsabilidade ambiental.

Consumidores preocupados com sustentabilidade e praticidade estão dispostos a pagar por serviços diferenciados, o que gera fidelização e crescimento do ticket médio para os empreendedores do ramo. Tendências como o uso de tecnologias avançadas para limpeza e manutenção, a preferência por produtos ecológicos e sustentáveis, além de um foco maior na personalização e no cuidado detalhado do veículo são valorizadas pelo público na atualidade. A demanda por serviços de proteção de pintura, como películas e selantes, e a adoção de soluções inovadoras, como a automação de processos e o uso de inteligência artificial para melhorar a eficiência, são apostas do setor.

O avanço da consciência ambiental no país é um fator importante a ser considerado por negócios de estética automotiva. Em média, um lava-rápido tradicional consome até 500 litros de água por carro, enquanto os sistemas de limpeza ecológica chegam a usar menos de 5 litros — ou até dispensam totalmente o uso de água, sem comprometer a qualidade do serviço. Práticas sustentáveis podem economizar até 99% de água por lavagem, fator apreciado por clientes conscientes.

É o caso da franquia Acquazero que adota nos serviços o método que utiliza pouca água no processo e aposta no uso de produtos biodegradáveis. Com investimento inicial acessível e operação simplificada, a Acquazero tem se consolidado como uma opção lucrativa e de rápido retorno para quem busca empreender em um setor que não para de crescer e está de olho nas tendências de limpeza automotiva.

“Nosso diferencial está na combinação de inovação e sustentabilidade. Desenvolvemos um método que reduz drasticamente o consumo de água, utilizando produtos biodegradáveis e técnicas avançadas que garantem resultados impecáveis na limpeza automotiva”, diz Mol. A consciência ambiental e praticidade, segundo o empresário, impulsionam a demanda.

Mol destaca que a lavagem ecológica de veículos e frotas é o carro-chefe da rede, representando até 50% da receita, o que reforça que a limpeza sustentável é uma tendência que veio para ficar. Ideal para empreendimentos em cidades acima de 25 mil habitantes, a Acquazero oferece mais de 28 opções de serviços de limpeza. Entre as principais lavagens sustentáveis também se destacam a lavagem pressurizada com jatos de ar e, também, o polimento profundo de interiores e tratamento especial para pintura automotiva.

“Cada vez mais pessoas buscam por serviços que sejam sustentáveis e responsáveis, sem abrir mão da qualidade. Investir em uma lavagem ecológica pode ser uma excelente estratégia para se destacar, conquistar clientes fiéis e ainda contribuir para um mundo mais limpo e saudável”, discorre o CEO.

A Acquazero investe em inovações para se manter atualizada às novas tendências do mercado e ampliar seu portfólio. Em 2025 a rede passou a oferecer quatro novos modelos de lavagens, trazendo o método com snow foam e com máquina como opções para os clientes. Agora é possível atender realidades diferentes em nível de sujeira com agilidade, o que proporciona a marca ser instalada em todo o Brasil e diferentes locais.

“Essa expansão ajudou a Acquazero a alcançar uma magnitude ainda maior, tornando-se um nome reconhecido pela qualidade e inovação em seus serviços”, acrescenta Mol.

Além do apelo ecológico, o modelo de negócio atrai investidores pela mobilidade — muitas operações funcionam no formato home based, onde o serviço é feito na casa ou trabalho do cliente — e pelo baixo custo fixo, já que não exige grandes espaços físicos ou estrutura complexa. A marca possui modelos de negócios Standart, sem ponto fixo, e Prime, ideal para pontos físicos como shoppings, concessionárias ou postos de combustível, com investimento inicial a partir de R$ 25 mil e faturamento médio que pode chegar a R$ 100 mil por mês.