Cresce cerca de 35% a procura para fazer ensino médio no exterior

O aumento na procura por intercâmbio tem mostrado o grande interesse dos brasileiros por esse tipo de investimento pessoal, que buscam no exterior oportunidades para aperfeiçoar um segundo idioma, vivenciar a realidade de uma outra cultura ou mesmo cursar parte do ensino médio numa instituição de outro país. No Brasil, o sonho de estudar fora começa a fazer parte da vida de muitos adolescentes cada vez mais cedo. Na CI – Intercâmbio e Viagem, em 2016, houve um crescimento na procura pelo programa High School de 35%.

 Para os adolescentes que já fazem o ensino médio, ou vão entrar nele, mas que querem cursar uma parte dele no exterior, a CI oferece o programa de High School, no qual os adolescentes podem estudar em escolas estrangeiras por um semestre letivo ou até mais. Entre os principais destinos escolhidos pelos brasileiros para fazer o High School, estão os EUA e o Canadá, este que teve grande crescimento na procura devido à alta qualidade de ensino e o custo baixo. A Oceania e a Europa vem logo em seguida, com destaque para a Austrália, Nova Zelândia e o Reino Unido.

A CI possibilita que o estudante curse o ensino médio no exterior em dois modelos de escola diferentes: Pública ou Privada. “Não existe grande diferença na qualidade do ensino nos colégios no exterior. Muitas vezes, o que pesa na escolha no modelo de escola são os hobbies dos alunos e o que ele está buscando com o intercâmbio”, comenta André Simonetti, gerente de produto da CI.

Para quem pretende fazer o High school em um colégio público, vivenciará uma experiência em uma escola com a estrutura maior e com mais alunos. A grade curricular principal da escola cobre as principais matérias, com o diferencial de oferecer cursos técnicos, como mecânica, marcenaria, informática entre outros. E também uma grande variedade de esportes que entram na grade do estudantes.

A opção pelo High School particular é ideal para quem pretende fazer o ensino superior também no exterior assim que terminar o ensino médio. Geralmente, com uma estrutura menor e com menos alunos, o foco principal da escola é preparar o estudante para entrar nas universidades mais renomadas. “Um diferencial dessa modalidade é que as instituições de ensino colocam professores e monitores à disposição dos alunos no período da tarde, após as aulas, para eles se aprofundarem no conteúdo das disciplinas. Já o estudante tem a possibilidade de escolher a matéria que quer fortalecer em sua grade escolar de acordo com a área do conhecimento que pretende seguir na universidade”, detalha o gerente.